Euro 2000: o sonho francês na conquista do bicampeonato
- Kaliandra Alves Dias
- 6 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
A Eurocopa de 2000 foi um marco na história da competição. Essa foi a primeira edição do campeonato com dois países sede: a Bélgica e os Países Baixos. No país belga, as cidades que receberam os jogos foram Bruxelas, Bruges, Liège e Charleroi. Já nos Países Baixos, Roterdã, Amesterdã, Eindhoven e Arnhem.
As 16 seleções classificadas foram Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Eslovênia, Espanha, França, Holanda, Inglaterra, Itália, Iugoslávia, Noruega, Portugal, República Tcheca, Romênia, Suécia e Turquia.
Na fase de grupos, Portugal e Romênia (grupo A), Itália e Turquia (grupo B), Espanha e Iugoslávia (grupo C), Holanda e França (grupo D) garantiram a sua classificação às quartas de final.
Leia mais:
Portugal e Itália venceram a Turquia e Romênia - respectivamente, por 2 a 0 e foram às semifinais. Já a Holanda, goleou a Iugoslávia por 6 a 1; a França eliminou a Espanha por 2 a 1 e também se classificaram.
Nas semifinais, a França obteve uma vitória por 2 a 1 diante de Portugal - os gol foram marcados por Henry e Zidane. Já a Itália e Holanda empataram sem gols e nos pênaltis, a Azzurra garantiu a sua classificação à final.
O palco da final entre França e Itália foi o estádio De Kuip em Roterdão, onde mais de 48 mil torcedores assistiram a partida. Em campo, um jogo equilibrado e sem gols no 1º tempo. Já na etapa final, aos 10 minutos, com Delvecchio.
A Itália estava com uma mão na taça até os 45 minutos, quando Wiltord empatou. Com o 1 a 1, o jogo foi para a prorrogação, e no início do primeiro tempo, Trezeguet marcou o gol da virada francesa.
Comments