Dia do Futebol: Bruna Benites, a zagueira que conquistou o Brasil
- Kaliandra Alves Dias
- 4 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Líder dentro e fora de campo, Bruna Benites construiu uma carreira consolidada no futebol feminino. Zagueira do Internacional e da Seleção Brasileira, a defensora é um dos principais nomes da modalidade e inspiração para quem sonha ser jogadora.
Aos 38 anos, Bruna Beatriz Benites Soares nasceu em Cuiabá, no Mato Grosso. O seu amor pelo futebol iniciou nas brincadeiras de infância junto com seu pai e primos. Aos poucos, viu na bola o sonho de uma profissão e sua primeira experiência foi em quadra.
Bruna focou nos estudos e com o diploma de fisioterapeuta viu a carreira ganhar um novo capítulo quando defendeu o Foz Cataratas em 2011, o excelente desempenho em campo rendeu ao time o título na Copa do Brasil feminina.
Com o alto rendimento nas partidas em que atuou, Benites foi convocada pela primeira vez em 2012 e disputou os Jogos Olímpicos, onde a Seleção feminina disputou as quartas de final.
O ápice na carreira foi em 2013, reforçando o São José - um dos times mais tradicionais do futebol feminino, Bruna conquistou o Paulista, a Libertadores da América e o Mundial de Clubes.
Pela Seleção feminina, Benites conquistou a Copa América em 2014. Já em 2016, disputou novamente os Jogos Olímpicos - desta vez, em solo brasileiro, o Brasil conquistou o quarto lugar.
Em seu currículo, a brasileira ainda possui passagens pelo futebol norueguês, onde conquistou o vice-campeonato com o Araldsnes Idrettslag. Além disso, também disputou a National Women's Soccer League, defendendo o Houston Dash. Voltou ao futebol brasileiro e defendeu o Iranduba, e em 2018, teve a sua primeira experiência no futebol chinês, onde conquistou a segunda divisão com o Meizhou Huijun.
Xerife na zaga colorada
O futebol brasileiro feminino ganhou um reforço importante em 2019, quando o Internacional anunciou a contratação de Bruna Benites. No Colorado, a liderança fez a diferença e, aos poucos, Bruna se tornou um dos principais nomes do time gaúcho.
Se em 2019, as Gurias Coloradas encerraram a sua participação nas quartas de final. Em 2022, as coloradas fizeram história: no primeiro duelo da final, empataram em 1 a 1 com o Corinthians, no jogo de volta, infelizmente foram derrotadas por 4 a 0.
Em 2023, o Internacional disputou a Libertadores da América - em sua melhor campanha, as Gurias Coloradas chegam a semifinal da competição, sendo eliminadas nos pênaltis pelo Corinthians. Com o Internacional, Bruna conquistou quatro títulos do Gauchão (2019, 2020, 2021 e 2023), além do Brasil Ladies Cup.
Seleção Brasileira
Com premiações individuais devido ao seu desempenho em campo, Benites chamou a atenção de Pia Sundhage e foi convocada para os Jogos Olímpicos de Tóquio.
Comments