top of page

Copa Africana das Nações: o futebol em meio aos conflitos continentais

Em nossos últimos encontros busquei recontar a história da Copa Africana das Nações, desde sua formação, e hoje caminhamos para a conclusão apresentando os últimos campeões do torneio. Há algum tempo atrás quando entusiasmada escrevia o especial “Champions League” encontrava facilmente as informações e detalhes sobre as partidas e também os campeões, porém, nesta caminhada encontrei um pouco mais de dificuldades para o ato de escrever. Estando fora do palco europeu do futebol, percebo que as competições não são tão glamourizadas, contudo, isso não as faz perderem o encanto.


Após os egípcios sagrarem-se heptacampeões da CAN na edição de 2010, a edição seguinte do torneio trouxe mudanças. Sob a prerrogativa de que a CAN ocorria em datas muito próximas das datas FIFA para a Copa do Mundo e que isso poderia ou interferiria no desempenho das equipes, a CAN sofre a alteração em seu calendário, mudando a realização do torneio para anos ímpares, para que assim não houvesse atrapalho na Copa do Mundo.


Com a mudança, em um pequeno intervalo de 12 meses, houveram duas edições da Copa Africana das Nações, uma em janeiro de 2012 – sediada nos países de Gabão e Guiné Equatorial, vencida pela Zâmbia após derrotar a equipe da Costa do Marfim nas penalidades. Logo no ano seguinte, a vigésima nona edição da CAN foi disputada na África do Sul – inicialmente o país sede seria a Líbia, porém, devido a guerra civil libanesa, de comum acordo Líbia e África do Sul (que sediaria a CAN em 2017) trocaram-se como anfitriões. Na África do Sul, uma das favoritas, a equipe da Nigéria venceu o torneio, com a final sendo disputada contra Burquina Fasso, os nigerianos conquistaram o título pelo placar de 1 a 0.


A trigésima edição da CAN seria realizada em Marrocos no ano de 2015. Entretanto, em 2014 o mundo acompanhou a epidemia do vírus Ebola nos países da África Ocidental, gerando extrema preocupação em toda a região, na Libéria o Estádio Antoinette Tubman fora transformado em uma unidade de tratamento, logo, o país afastou-se das atividades esportivas. Preocupados com a epidemia, Marrocos optou por não sediar a competição em 2015, qual então fora transferida para Guiné Equatorial. Contra a forte seleção ganesa, outra vez os costa marfinenses enfrentam uma disputa de pênaltis, mas desta vez sagram-se campeões.


Como dito anteriormente, em 2011 a anfitriã Líbia trocou seu direito de país sede com a África do Sul, devido a guerra civil no país, tendo como certa que seria sede da competição em 2017, contudo, o país ainda enfrentava hostilidades e conflitos internos, fazendo com que a CAN novamente fosse transferida, desta vez para o Gabão. Era a trigésima primeira edição do torneio e novamente os egípcios figuravam em uma final. Desta vez contra a equipe de Camarões. Todavia, apesar de voltar a uma final, a vitória foi camaronesa pelo placar de 2 a 1.


Em um período consideravelmente curto, a Copa Africana das Nações enfrentou inúmeras dificuldades quanto a sua realização, epidemias e guerras civis mudaram o desenrolar da competição. Diante de tantos problemas, em 2019, o torneio aconteceu sem maiores conflitos, sediada no Egito a CAN viu a Argélia conquistar seu bicampeonato sob Senegal.


Foto: CAN

Novamente outra epidemia, desta vez assolando o mundo inteiro. Devido a Covid-19, a edição de número 33 que seria realizada em 2021 foi adiada para ao ano de 2022, com sede em Camarões. Senegal chegava a sua terceira final, porém havia perdido as duas anteriores, o adversário era o Egito, o maior campeão do torneio. Depois de um placar zerado no tempo regulamentar a decisão foi para as penalidades e então Senegal vence por 4 a 2, com um pênalti perdido pelo ídolo egípcio Mohamed Salah.


A edição de número 34 seria disputada em 2023 na Costa do Marfim, porém, devido as condições climáticas com o verão no país, o evento foi transferido para 2024, a realizar-se nos meses de janeiro e fevereiro. Estamos nos aproximando de mais uma Copa Africana das Nações, em quem vocês apostariam como o novo campeão?

Comments


Futebol por Elas

  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • LinkedIn
  • YouTube

©2024 por Futebol por Elas. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page