top of page

Chelsea por £1 libra?

Atualizado: 19 de mar. de 2024

Se o elenco está fraco, o time não possui dinheiro para reforços já é ruim, imagina se um clube quase fechar as portas por falta de verba? E você consegue imaginar esse cenário com o Chelsea? Pois bem, isso aconteceu.


Nos anos 70, os donos do grandioso Chelsea resolveram fazer uma grande obra para reformar o Stamford Bridge, porém as coisas não deram muito certo. Começaram a surgir problemas como a greve dos trabalhadores, escassez de materiais e até uma grande crise no petróleo. O clube começa a ter problemas financeiros e o que estava ruim começa a piorar com queda para a segunda divisão em 74/75.


Com o time na segunda divisão, os cofres começaram a esvaziar, tendo em vista que receberia menos por conta da divisão que estava. Ao mesmo tempo, as dividas do clube aumentavam devido as obras do estádio e em 77 os Blues estavam com uma dívida de 4 milhões de libras!


Esse valor parece insignificativo comparando a potencia que é o Chelsea hoje em dia, onde o mesmo possui compras milionárias de jogadores e recebe muito mais por disputas e publicidades, mas como estamos falando de 1977, naquela época, isso era muito dinheiro.


Chelsea vendido por apenas 1 libra

O clube lutou bastante para voltar para a primeira divisão e quando as coisas pareciam que dariam certo, ele foi rebaixado novamente em 78/79 e tudo que era ruim começou a ser horrível.


Além de todo o problema administrativo e financeiro, o clube começou a sofrer ataques pelo movimento dos hooligans. Os próprios torcedores "em forma de protesto" causavam ataques e diversos problemas para o clube e para a sociedade.


Iniciando os anos 80, a bola de neve em dividas do clube estava gigante e a situação financeira começou a afetar a vida dos jogadores com o atraso em seus salários. Se nem os jogadores recebiam, os funcionários do clube não sabiam mais o que era ter dinheiro.


Em 1982, a família Mears, donos do Chelsea, bateram o martelo para a venda do clube com o valor simbólico de 1 libra. O comprador foi o milionário Ken Bates, no qual assumiu a presidência e todas as dívidas do clube. E um detalhe importante, ele comprou apenas o clube e suas dívidas - o estádio Stamford Bridge continuou como propriedade da família Mears.


Os tempos sombrios ainda não tinham acabado para o Chelsea, o mesmo quase caiu para a terceira divisão durante toda essa mudança no qual o clube estava passando. E mesmo assim, conseguiu manter as portas abertas.


Com uma boa dose de dinheiro e uma administração correta, o clube foi de quase quebrado para a elite do futebol e hoje essa história parece inacreditável perto de tudo que vemos do grandioso Chelsea Football Club.


escrito por Natália Fontoura

Comments


Futebol por Elas

  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • LinkedIn
  • YouTube

©2024 por Futebol por Elas. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page