top of page

A história não contada de como o futebol do Flamengo surgiu no Fluminense

Essa é uma história que poucos conhecem, e os que conhecem fazem questão de "esquecer". Assim como um filho que se desliga dos pais, o Clube de Regatas Flamengo tem vergonha de reconhecer suas origens.


Em fins do século XIX, o remo dominava o cenário esportivo carioca e o futebol ainda era incerto. Jovens do bairro do Flamengo, no Largo do Machado e Café Lamas criaram um grupo com o objetivo de disputar competições de remo. Compraram um barco, chamaram-no de "Pherusa" e o reformaram.


Um novo barco foi comprado e o chamaram de "Sycra". Assim, em 17 de novembro de 1985, muita gente estava na casa 22 do bairro do Flamengo para fundação do Clube de Regatas do Flamengo. Sua primeira diretoria teve Domingos Marques de Azevedo (presidente); Francisco Lucci Colas (vice-presidente); Nestor de Barros (secretário) e Felisberto Cardoso Laport (tesoureiro).


No ano de 1902, com a vinda de Oscar Cox para o Brasil e a fundação do Fluminense Futebol Clube, o futebol passou a disputar com o remo a preferência carioca. Dessa forma, os associados do Flamengo tornaram-se sócios do Tricolor das Laranjeiras para acompanhar a nova modalidade e, os tricolores por sua vez, passaram a acompanhar as regatas com o rubro-negro.


Porém, em 1911, após a conquista do Campeonato Carioca, houve uma crise interna no Fluminense. Essa ruptura, liderada por Alberto Borgerth, fez com que nove tricolores criassem uma seção de futebol no até então Flamengo, que só se dedicava ao remo. Em 8 de novembro do mesmo ano, foi resolvido em assembleia a fundação de um departamento de esportes terrestres.


A razão da discórdia foi uma briga entre Oswaldo Gomes e muitos jogadores do primeiro quadro do Fluminense. Tudo começou quando Alberto Borgerth foi barrado de jogar a final do carioca. Os insatisfeitos, se encontraram na Pensão Almeida, no bairro do Catete com uma proposta ousada. A ideia era a debandada geral dos jogadores, que pediram demissão e foram para o Flamengo.


O primeiro Fla x Flu com os dissidentes teve como placar 3 a 2 para o Fluminense. O pivô da cisão, Alberto Borgerth entre outros jogadores favoritos estavam em campo. E aqueles nove jogadores que saíram do tricolor, acabaram criando um dos clássicos mais famosos e eletrizantes do mundo.

Kommentare


Futebol por Elas

  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • LinkedIn
  • YouTube

©2024 por Futebol por Elas. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page