Semana do Treinador: Rubens Minelli e a essência de campeão
- Kaliandra Alves Dias
- 9 de jan. de 2024
- 2 min de leitura
Uma das maiores lendas do futebol nacional, Rubens Minelli pode ser considerado o rei do Brasileirão. Em seu currículo, o paulista eternizou o seu nome na história da modalidade, sendo o primeiro treinador a conquistar três títulos consecutivos com o Internacional em 1975 e 1976 e, no ano seguinte, pelo São Paulo. A primeira conquista foi com o Palmeiras em 1969, onde o seu estilo de treinar chamou a atenção.

Mas antes de falarmos da ascensão e de se tornar uma influência para outros treinadores, precisamos voltar para a década de 50 quando Minelli iniciou a sua carreira no futebol. Com passagens pelo Ypiranga e Nacional, times de São Paulo, foi no Taubaté que conquistou o maior título de sua carreira: o Campeonato Paulista Série A2 de 1954. Nas redes sociais, Rubens não escondia o carinho que sentia pelo time e enfatiza que foi a sua passagem no Taubaté que mais lhe marcou.
Das categorias de base a ascensão
Com passagens pelas categorias de base do Palmeiras, Minelli conquistou títulos expressivos no início de sua carreira como treinador. Pelo América de São Paulo conquistou o Paulista Série A2. Mas foi com a camisa do Palmeiras, que Rubens fez história. Além de conquistar o Torneio Início Paulista e o Troféu Ramón de Carranza, 1969 ainda foi encerrado com o título inédito no Brasileiro.

Na Portuguesa, mais três títulos (71, 72 e 73), em 1973 passou pelo Rio Preto até que, em 1974 foi apresentado oficialmente como treinador do Internacional. E foi em solo gaúcho, que Rubens conquistou a glória. O primeiro título nacional com o Colorado veio em 1975 quando venceu o Cruzeiro com gol de Figueroa.
Em 1976, defendendo o título, o Internacional voltou a erguer a taça. Desta vez, com mais uma vitória imponente contra o Corinthians - Dario e Valdomiro foram os autores dos gols que fez o estádio Beira-Rio tremer com a festa vermelha e branca. Além dos títulos nacionais, Minelli ainda faturou os Campeonatos Gaúchos de 74, 75 e 76.
Os frutos do trabalho renderam mais um título no Brasileirão, desta vez com a camisa do São Paulo, em 1977. O sucesso em solo brasileiro fez com que Minelli fosse contratado no Al-Hilal. Na Arábia Saudita, mais dois títulos na bagagem: Campeonato Saudita e a Copa do Rei.
No retorno ao Brasil, teve passagens pelo Atlético Mineiro e Grêmio, onde mais seis títulos foram conquistados. Com a camisa do Galo, conquistou o Torneio de Amsterdã em 84. Já pelo Tricolor Gaúcho foram três Campeonatos Gaúchos (85, 88 e 89), Torneio de Rotterdam (85) e Troféu Cidade de Palma de Mallorca (85).
Em sua carreira, Rubens ainda teve passagens por Corinthians, Santos, Portuguesa, América de São Paulo, Guarani, Ponte Preta, Rio Branco de Americana, Ferroviária e Coritiba. Em 1990, pelo Paraná Clube, conquistou o acesso inédito à Série B.
Fora das quatro linhas
Após se aposentar do comando técnico, Rubens tornou-se dirigente com o São Paulo. Assumiu, em 1998, como superintendente do Athletico Paranaense; em 2003 pelo Paraná e Avaí.
Infelizmente, em novembro de 2023, Rubens Minelli faleceu aos 94 anos.
Comments