Rede Globo perde recurso e terá que indenizar goleiro Sidão
- Bianca Costa
- 26 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
Nesta semana, a Justiça de São Paulo rejeitou o recurso apresentado pela Rede Globo e condenou a emissora a pagar indenização de R$ 30 mil reais por humilhação e constrangimento ao goleiro Sidão. Durante o processo, que iniciou ainda em 2019, a emissora se defendeu destacando que o vencedor do prêmio era uma escolha exclusiva do público e que não teve a intenção de ofender o arqueiro.
"Na ânsia de angariar lucro, aumentando o número de telespectadores e de ganhos com publicidade, os veículos muitas vezes exageram, incorrendo em desrespeito e indelicadezas,” relatou o desembargador Pedro da Silva Leme Filho.
Relembre o caso

Em maio de 2019, durante jogo entre Santos e Vasco pelo Campeonato Brasileiro, o goleiro Sidão, que defendia o Vasco, enfrentou uma partida difícil, sofrendo três gols. A Rede Globo, responsável pela transmissão da partida, abriu a votação para o Craque do Jogo, uma escolha feita pelo público, que permitia aos torcedores elegerem o melhor jogador da partida.
De forma inusitada, movidos por sentimentos de raiva e deboche, muitos torcedores decidiram votar no goleiro Sidão, concedendo-lhe a premiação com a porcentagem de 90% dos votos. A emissora, ciente da natureza provocativa dessa votação, optou por entregar o prêmio ao goleiro, mesmo sabendo que isso poderia agravar a situação de humilhação
Em busca de reparação, Sidão decidiu entrar com uma ação de indenização no valor de R$ 1 milhão contra a Rede Globo. A emissora, por sua vez, recorreu afirmando que mudou o regulamento do prêmio após o incidente e que não poderia ser responsabilizada pela queda na carreira do jogador, citando, inclusive, sua idade, uma vez que Sidão já tem 38 anos.
O episódio gerou mudanças na premiação do Craque do Jogo. Atualmente, além da votação popular, os comentaristas da partida também têm voz na escolha do vencedor, a fim de evitar que um jogador que teve um desempenho irregular em campo seja premiado de forma controversa.
O goleiro Sidão, que já não vivia uma fase positiva em sua trajetória profissional. Sentindo-se extremamente humilhado, ele alegou que o acontecimento prejudicou ainda mais sua carreira. Atualmente, Sidão defende o Concórdia de Santa Catarina, equipe que disputa a Série D do Campeonato Brasileiro.
Comments