top of page

Por que o futsal - ainda - não é um esporte olímpico?

Apesar da diversidade nas modalidades – no total 48, nas Olímpiadas de Paris 2024 –, muitos esportes ainda não estão presentes e, a cada competição, geram questionamentos sobre suas ausências. Em mais um ano olímpico, uma mesma pergunta aparece: por que o futsal não está nas Olímpiadas?


Primeiramente é preciso entender os critérios para um esporte se tornar olímpico. Para o Comitê Olímpico Internacional (COI) incluir uma modalidade no evento, é preciso que essa mesma modalidade seja praticada em pelo menos 75 países em quatro continentes (categoria masculina), 40 países em três continentes (categoria feminina), siga a carta olímpica e que tenha uma federação internacional. Critérios estes, cumpridos pelo futsal: a modalidade é regulamentada pela Federação Internacional de Futebol (FIFA) e praticada em mais de 170 países – quase 90% do território mundial. Então, qual a questão?


A questão que impede a presença do futsal em um torneio olímpico é, principalmente, a disputa de interesses entre o COI e a Fifa. A Fifa hoje, é a única entidade que promove um evento que compete mundialmente sua relevância com os Jogos Olímpicos: a Copa do Mundo de Futebol, nesse caso, de futsal. Dessa forma, para a organização, incluir o futsal nas Olímpiadas é perder sua exclusividade, já que a Copa do Mundo é disputada no mesmo ano em que as Olímpiadas.


Essa disputa não é nada boa para a modalidade, que perde a chance de ganhar visibilidade participando de mais um evento de relevância. Visibilidade essa que faz falta, ainda mais quando se fala no futsal brasileiro. Apesar do Brasil ser o destaque mundial no esporte, ter mais de 10,7 milhões de pessoas que o praticam e vencido cinco dos oito mundiais, ainda é muito desvalorizado no território nacional.


A entrada do futsal no mundo olímpico aumentaria a visibilidade, mostraria a potência e qualidade dos atletas brasileiros – muito requisitados no exterior, inclusive –, e com certeza, a seleção brasileira seria uma das, se não a principal, favoritas à medalha de ouro nas Olímpiadas. Além disso, seria uma ótima oportunidade de padronizar e profissionalizar ainda mais o esporte.


A edição dos Jogos Olímpicos já está com seus esportes definidos, e mais uma vez, sem o futsal – e não é por falta de torcida, de adeptos, nem de paixão pela modalidade.


escrito por Vanessa Ritter
foto destaque: GE | divulgação

Comments


Futebol por Elas

  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • LinkedIn
  • YouTube

©2024 por Futebol por Elas. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page