Outubro Rosa no futebol: conscientização e mobilização
- Bianca Costa
- 25 de out. de 2023
- 2 min de leitura
O mês de outubro é marcado pelo Outubro Rosa, campanha internacional de conscientização para o controle do câncer de mama e do câncer de colo de útero. No futebol, o movimento também é forte, com iniciativas de clubes, federações e atletas para promover a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças.
No Brasil, o movimento Outubro Rosa no futebol tem ganhado cada vez mais força, com clubes da Série A e Série B aderindo à causa. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Federação Paulista de Futebol (FPF) promovem algumas ações específicas neste mês, demonstrando o compromisso do esporte mais popular do país com a saúde da mulher.
No início de outubro, vários times brasileiros lançam uma camiseta comemorativa para o Outubro Rosa, as camisa perdem suas cores tradicionais e todas ganham a cor rosa, visando a atenção para a importância da detecção precoce e do autoconhecimento.
Em 2023, as camisetas feitas pela Umbro terão uma parte da renda nas vendas das camisetas revertida para a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA).
Outra manifestação feita, foi pelo Fluminense, a equipe foi mais além ainda, na última segunda-feira (23), o Fluminense levou a equipe feminina até o Centro de Estudos e Pesquisas da Mulher (CEPEM), na Barra da Tijuca, para que a equipe feminina realizasse exames ginecológicos - a ida da equipe faz parte das ações da campanha do Outubro Rosa.
O Outubro Rosa, no mundo do futebol, é um exemplo de como o esporte pode ser uma plataforma poderosa para a conscientização e mobilização em torno de questões de saúde. O apoio de jogadores, clubes e torcedores têm contribuído para que mais mulheres tenham acesso a informações sobre prevenção e tratamento do câncer de mama, fortalecendo a luta contra essa doença que afeta milhões em todo o mundo.
Comments