Os clássicos que irão embalar o Gauchão 2024
- Kaliandra Alves Dias
- 20 de jan. de 2024
- 2 min de leitura
Que a torcida do Rio Grande do Sul é uma das mais apaixonadas por seus times, isso já não é novidade. A herança de mãe ou pai para filha (o) é o que da continuidade à essa paixão. Seja time da capital em Porto Alegre, ou do interior como Brasil de Pelotas, Caxias ou Ypiranga. Não importa se já ganhou Libertadores, Copa do Brasil, Mundial ou o Campeonato Gaúcho, o essencial é apoiar o time independente da atual situação, ir ao estádio mesmo que caibam só 10 mil vozes cantando, o apreço e fascínio pelo futebol fala mais alto que qualquer problema enfrentado, internamente, pelo grupo.
Neste sábado (20), mais uma edição do "charmoso' Gauchão se inicia, por isso, o Futebol por Elas preparou um guia pelos clássicos que irão embalar um dos estaduais mais disputado.
Grenal: o clássico centenário
Quando Grêmio e Internacional entram em campo, o Rio Grande do Sul se divide em azul e vermelho. Os clubes de Porto Alegre se enfrentaram pela primeira vez em 18 de julho de 1909, no estádio da Baixada em Porto Alegre, onde o Grêmio venceu com uma goleada histórica de 10 a 0.
Pelo Gauchão foram 176 partidas onde o Colorado é o maior vencedor com 58 jogos, já o Imortal possui 55 vitórias e 63 encontros terminaram empatados - 185 gols do Grêmio e 172 do Internacional.
Caju: o clássico que embala a Serra Gaúcha
Caxias e Juventude fazem um dos maiores clássicos do interior. Na história, o primeiro clássico foi Flamengo (primeiro nome do Caxias) 3 a 1 Juventude, em 1935, pelo Campeonato da 2ª Região do Rio Grande do Sul.
Nas estatísticas, os times se enfrentaram em 287 oportunidades - o Juventude venceu 96 e o Caxias 93 - a rede balançou 765 vezes.
Ave-Cruz retorna à elite do Gauchão
Uma disputa acirrada marca o clássico envolvendo o Avenida e o Santa Cruz. Nos confrontos 116 jogos onde o Santa Cruz possui 66 vitórias diante de apenas 23 do Avenida - a rede balançou 356 vezes.
O último encontro entre os times aconteceu em 2022, quando os times se enfrentaram na Divisão de Acesso - nos dois confrontos um empate em 1 a 1 e outro sem gols. Na época, o Avenida conquistou a vaga na Elite do Gauchão; enquanto o Santa cruz conquistou o título na competição em 2023.
Para quebrar a hegemonia do Imortal Tricolor
Sob o comando de Renato Gaúcho, o Grêmio busca conquistar o seu sétimo título no Gauchão. Na disputa pela taça, o Internacional vem com força máxima e com novidades no elenco, a principal contratação é de Rafael Borré.
1ªrodada do Gauchão
Sábado (20)
Domingo (21)
Comments