Grêmio vence e enfrentará Juventude na decisão do Gauchão
- Kaliandra Alves Dias
- 26 de mar. de 2024
- 4 min de leitura
Após 14 anos, Grêmio e Juventude voltam a protagonizar uma final de Campeonato Gaúcho. O atual hexacampeão conquistou a sua classificação à final da competição na noite desta terça-feira (26), ao vencer o Caxias por 3 a 2 na Arena do Grêmio.
Já o Juventude garantiu a vaga ao sair vitorioso nas penalidades diante do Internacional, depois de empatar em 1 a 1.
A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) confirmou as datas dos duelos da grande final. O Juventude recebe o Grêmio neste sábado (30), no Alfredo Jaconi. O duelo de volta está marcado para 6 de abril, na Arena do Grêmio.
Em busca do sétimo título
Com a vantagem por 2 a 1 no jogo de ida, o Grêmio começou o duelo levando perigo ao gol de Fabian Volpi. Na primeira chance criada com Villasanti, o meio-campista encontrou Pavón - bem posicionado, o atacante recebeu na grande área e tentou chutar, parando em Dudu Mandai que afastou.
No contra-ataque, o Caxias respondeu com Dudu Mandai, pela esquerda cruzou na área, buscando Tomas Bastos. O meia tentou o domínio, mas acabou deixando a bola escapar pela linha de fundo.
Aos 10', mais uma oportunidade do time grená, desta vez com Gabriel Silva, em uma bela jogada cortou para o meio e da intermediária arriscou e viu a bola passar ao lado do gol defendido por Caíque.
A partida foi interrompida aos 13' para que o volante Villasanti pudesse receber atendimento médico após sofrer uma dividida com Eleyser e ficar com um corte no lábio.
A primeira finalização dos mandantes aconteceu aos 19', após cobrar escanteio, Diego Costa subiu mais alto e cabeceou. A bola passou a esquerda da meta de Volpi.
Em um lançamento de Pepê para Pavón, o camisa 21 adentrou a grande área e cruzou para Diego Costa. Sem marcação e de carrinho, o atacante abriu o placar e aumentou a vantagem. Grêmio 1 x 0 Caxias.
Aos 22, em mais uma oportunidade, Rodrigo Ely acabou parando na defesa de Volpi. Na sobra, Gustavo Nunes tentou novo cruzamento. E, mais uma vez, a bola sobrou para o goleiro grená.
O Caxias tentou criar, mas acabou na marcação. Na recuperação, Gustavo Nunes arranca e encontra Cristaldo. O argentino invade a grande área, e na saída de Fabian Volpi balança as redes. Grêmio 2 x 0.
Os torcedores entoaram o nome de Diego Costa aos 38 minutos, após o atacante marcar um golaço após ter dominado no peito se livrando da marcação. O Imortal ainda teve a expulsão de Maike, ainda no primeiro tempo.
Para a segunda etapa, Renato Gaúcho substituiu Cristaldo pelo lateral-esquerdo Wesley. Já Argel retirou o volante Emerson Martins e o atacante Álvaro pelo atacante Vitor Feijão e Joel, respectivamente.
Em sua primeira oportunidade, Vitor Feijão foi derrubado por Pavón. Na cobrança de falta, Dudu Mandai acabou desperdiçando. Aos 4', Vitor Feijão recebeu o cartão amarelo após cometer falta em Wesley Costa.
O time grená aumentou a pressão. Na tentativa de diminuir o placar, o lateral-direito Marcelo Ferreira cobrou falta. Elyeser desviou e viu a bola passar longe do gol de Caíque. Aos 8', mais um cartão amarelo, desta vez para o zagueiro Jean Pierre.
Os visitantes voltaram a levar perigo com Barba. O volante arriscou de fora da grande área e viu Caíque defender. Na cobrança de escanteio na primeira trave, o goleiro gremista espalmou, na sobra Vitor Feijão aproveitou e balançou as redes: Grêmio 3 x 1 Caxias.
Aos 14', Renato Gaúcho fez mais uma alteração: Diego Costa para a entrada do atacante André Henrique.
O Imortal respondeu com Du Queiroz. No campo de ataque, o volante encontrou Wesley que de calcanhar encontrou Pavón. Na tentativa de driblar o marcador, a defesa afastou.
O mandante teve uma data ao seu favor. Na cobrança de Villasanti, Kannemann em uma tabelinha com Du Queiroz viu a bola sair pela lateral.
O Caxias fez mais uma substituiçãosaindono atacante Gabriel Silva para a entrada do também atacante Robinho.
Na movimentação no meio campo, Thomás Bastos acabou sendo derrubado por Rodrigo Ely. Com a falta marcada na intermediária, Tomás Bastos cobrou e Caíque defendeu com as pontas dos dedos. No escanteio, a bola desviou na primeira trave. Em mais uma cobrança, Elyeser acabou afastando.
O Grêmio buscou armar um rápido contra-ataque, mas Gustavo Nunes foi derrubado por Robinho.
Após 54 dias, a torcida gremista pode recepcionar, novamente, Soteldo que entrou para a saída de Gustavo Nunes. Já Dodi no lugar de Pavón. Argel Fuchs também aproveitou o tempo e fez mais duas substituições: saíram Elyeser e Jean Pierre para as entradas de David Lutosa e Matheus Rocha.
Aos 31', mais um escanteio para o time da Serra. Na cobrança de Tomás Bastos, a defesa afastou e na sobra, mais um escanteio. Em nova cobrança, Caíque fez um milagre: após defender e deixar na sobra, Vitor Feijão aproveitou e acabou desperdiçando a chance de fazer o segundo gol.
O que era um ambiente tranquilo ganhou capítulos de pura tensão quando Tomás Bastos marcou o segundo gol do Caxias aos 36'. Com a vantagem, o time da Serra se encorajou e, numa sequência de pressão, Matheus Rocha acabou parando na marcação.
Com sete minutos de acréscimos, o Caxias foi para o tudo ou nada. Enquanto isso, o Tricolor se defendia bravamente. Raça e superação mal faltaram ao time grená, mas com o resultado de 3 a 2, o Grêmio pode comemorar, mais uma vez, a sua classificação à final do Gauchão.
Juventude mostra sua força em pleno Beira-Rio

Após oito anos, o Juventude volta a disputar uma final de Gauchão. A classificação veio após o time da Serra vencer a disputa de pênaltis depois de empatar com o Internacional em 1 a 1 no tempo normal de jogo.
No Beira-Rio, o Juventude abriu o placar com Zé Marcos aos 30 minutos do 1º tempo. O empate colorado veio com Renê aos 09' da segunda etapa. No jogo de ida, os times empataram em 0 a 0, ou seja, com o novo empate a disputa foi para as penalidades e o time da Serra levou a melhor, vencendo por 6 a 5 - Alan Patrick, Renê, Wanderson, Enner Valencia, Bruno Gomes converteram as suas cobranças. Já Mercado acertou o travessão e Robert Renan, em uma tentativa de cavadinha, acabou parando no goleiro Gabriel Vasconcelos.
Já o Alviverde converteu com Gilberto, Rildo, Jadson, Nenê, Kleiton e Kelvi; enquanto a cobrança de Alan Ruschel foi defendida pelo goleiro Rochet.
foto destaque: arquivo | Lucas Uebel | Grêmio
Comments