Os campeonatos estaduais têm relevância?
- Giovannna Maldonado
- 25 de jan. de 2024
- 1 min de leitura
Atualmente, no Brasil, há uma grande discussão acerca da relevância dos campeonatos estaduais. Uma opinião cada vez mais difundida entre os amantes de futebol, sugere que conquistar títulos nacionais ou internacionais é mais significativo, levando os clubes a diminuírem seus investimentos nos campeonatos estaduais.
A verdade é que, os campeonatos estaduais assumem extrema importância para times menores das Séries B, C, D ou mesmo sem divisão. Esses clubes, de visibilidade limitada e recursos financeiros escassos, encontram nos estaduais oportunidades de conquistar títulos e obter lucro. Por outro lado, para os clubes maiores, que almejam competições como a Libertadores, Sul-Americana ou Brasileirão, os campeonatos estaduais são encarados como uma etapa de treino ou, no máximo, como uma situação em que "se ganhar é lucro".
O Flamengo, por exemplo, tem um jogo marcado contra o Philadelphia Union, pela FC Series e também contra o Nova Iguaçu, pelo Campeonato Carioca, e o time optou por jogar o campeonato estadual com seus reservas enquanto o elenco titular e Tite, vão para o outro torneio.
A importância vem também por conta da participação dos clubes na Copa do Brasil, que além de algumas outras formas de os clubes conseguirem disputar, o desempenho em campeonatos estaduais, são levados em conta.
Outro ponto importante dos campeonatos estaduais, é manter suas principais rivalidades regionais e de relevância futebolística como: Grêmio e Internacional; Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo; Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco; Atlético Mineiro e Cruzeiro; Bahia e Vitória; Ceará e Fortaleza, por exemplo.
Comments