top of page

O que acontece com a administração no futebol?

Os times de futebol no Brasil sempre tiveram dificuldades de renda. Depois da pandemia a crise financeira piorou. Mas será que sempre foi assim? Para onde vão as receitas de público, patrocínio, marketing?


administração
ad·mi·nis·tra·ção
sf3 ADM Conjunto de princípios, práticas e técnicas utilizadas com o objetivo de coordenar e dirigir as ações de um grupo de indivíduos que se associam com o fim de conseguir resultados eficazes.

ETIMOLOGIA
lat administratĭo.

Fonte: https://michaelis.uol.com.br

A raiz do problema dos clubes vai além do futebol: existe uma política nos bastidores, e já vem de um bom tempo. Dívidas trabalhistas sem fim, direitos e salários atrasados, compram e vendem mal. Não há mais uma análise de plantel, de esquemas de jogo, performance nas partidas, experiência, valorização dos jogadores.


Estamos em uma bela bagunça, futebol entrou na modalidade de monetização; puro comércio. E ainda assim, muitos enfrentam crises financeiras. Uma grande verdade é que os esquemas, as rachadinhas, brigas de empresários e presidentes acabam mostrando um lado do esporte que nós, grandes amantes, desprezamos: a corrupção.


Assim como milhares de brasileiros se adaptam, se reinventam conforme as adversidades os atingem, os administradores dos clubes de futebol deveriam estar trabalhando para montar clubes autossuficientes, com planos de sócio torcedores que não apenas fidelizem o torcedor, mas com incentivos para convencê-los de que vale a pena investir no time, e até promover ações mensais, estreitando a interação entre times e torcida.


Quem não gostaria de assistir aos treinos de seu time e depois ter a oportunidade de tirar uma foto com seu jogador preferido? Ou ganhar uma camisa autografada de todo o staff? Quem sabe ganhar um ingresso para assistir em um camarote do lado da diretoria e acompanhar o antes, o durante e o pós jogo?


Não apenas de sócio torcedor deve-se valer um time. É importante rever sua parte nas cotas de televisão, ter um marketing eficaz que fale diretamente com o coração do torcedor, que faça com que o torcedor volte a acreditar que vale a pena investir em seu time. Todos nós sabemos que futebol é extremamente ligado à paixão. Mas ninguém quer ser feito de trouxa.


As contratações (erradas) absurdas têm que parar. Tudo isso tem que ser bem “administrado”. Muitas das vezes nem sabemos quem será o técnico na próxima temporada e, isso também, não é sinônimo de segurança - haja visto que a dança das cadeiras dos técnicos durante o ano é bem movimentada. E isso acaba demonstrando uma falta de continuidade e de padrão de jogo.


Hoje, meus amigos e amigas, não darei nomes aos bois. Acho que todo torcedor por esse país vai refletir sobre essas (más) práticas dentro do seu próprio clube, assim como vejo claramente no meu. Gostaria de deixar um questionamento, ou como gosto de dizer em inglês 'food for thought': seria isso um problema cultural? Estamos tão desesperados e iludidos com a era do imediatismo a ponto de achar que uma contratação cara resolve todos os problemas do meu time? Estamos elegendo os presidentes dos nossos clubes por um milagre instantâneo ou queremos um trabalho consolidado a longo prazo?


Estamos todos alinhados com a ideia de progresso e vitória? Afinal, jogador não ganha partida sozinho e o objetivo de uma partida de futebol é conquistar vitórias. Se seu “administrador” não está “jogando” no mesmo time que você, o que deve ser feito? O que você pode fazer?

댓글


Futebol por Elas

  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • LinkedIn
  • YouTube

©2024 por Futebol por Elas. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page