O novo formato de rebrand do São Paulo
- Isabella Gaino
- 16 de ago. de 2023
- 2 min de leitura
A ausência de popularidade do São Paulo devido a falta de títulos nos últimos anos, fez com que o clube se desesperasse para fazer um novo rebrand, com a necessidade de voltar a se destacar novamente no futebol brasileiro.
O branding consiste em ser toda a estratégia da gestão de uma marca, que tem o objetivo de potencializar a forma como as pessoas veem o produto, com eficácia e integridade que tenha uma identidade única. Então o rebranding, significa a reformulação de toda a estratégia, reposicionando a marca tanto no mercado, quanto na mente dos torcedores.
Os times com as maiores popularidades no estado de São Paulo, são o Palmeiras, devido ao números de títulos conquistados nos últimos anos, depois de um “chá” de Série B e muitas dificuldades financeiras e o Corinthians, que já é conhecido como o “time do povo”, com a segunda maior torcida do Brasil.
Neste período, o clube e o torcedor são paulino até se iludiram com algumas tentativas falhas de ganhar novos títulos, como por exemplo, o Brasileirão de 2018 e 2020 que o time terminou o primeiro turno sendo “campeão”, mas o desempenho caiu e o clube perdeu o “caneco” em um ano para o Palmeiras e no outro para o Flamengo, período que ficou marcado por mais derrotas vexatórias do que por grandes campanhas são-paulinas.
O time que também era conhecido por revelar meninos da base e no time profissional, nem isso está fazendo mais nos últimos anos. Em 2021, o São Paulo ganhou o Campeonato Paulista contra o Palmeiras, mas sabemos que um estadual depois de 8 anos completamente na seca, sem títulos, não é relevante o suficiente para voltar a se manter na popularidade.
E agora com uma expectativa altíssima com semifinais da Copa do Brasil e das quartas de finais na Copa Sul-Americana, o clube vem tentando mais do que nunca o seu rebranding. Além de suas campanhas, o São Paulo contou com boas contratações, como a de James Rodríguez, figura internacional e trás altas expectativas ao torcedor e trazendo de volta o atacante Lucas Moura, que além de ser revelado pelo clube, carrega o título da Sul-Americana de 2012.
Será que o São Paulo além de conseguir fazer todo esse rebranding, dará esperanças concretas aos torcedores e conseguirá conquistar novos títulos e a sua popularidade no topo novamente ou tudo isso terminará sendo uma grande chacota para a mídia e aos rivais?
Comments