top of page

Merih Demiral: comemoração do herói turco está sendo associada a grupo terrorista

Com dois gols de cabeça de Merih Demiral, a Turquia venceu a Áustria, por 2 a 1,  na Red Bull Arena, nesta terça-feira (02), e avançou para as quartas de final da Eurocopa 2024. No entanto, a vitória emocionante está ganhando capítulos polêmicos, isso porque o zagueiro turco comemorou o segundo gol das estrelas crescentes com um gesto que é associado aos Lobos Cinzentos, grupo ultranacionalista da Turquia.

 

“Os simbolos de extremistas de direita turcos não têm lugar nos nossos estádios. Usar o Campeonato Europeu de Futebol como plataforma de racismo é totalmente inaceitável. Esperamos que a UEFA investigue o caso e considere sanções”, escreveu Nancy Faeser, Ministra do Interior da Alemã, na plataforma X.

A UEFA abriu investigação nesta quarta-feira (03), para apurar o “comportamento inadequado” do atleta turco, seguindo o artigo 31 (4) do Regulamento Disciplinar da UEFA e jogador pode ser punido.


Quem são os Lobos Cinzentos?

Fundado na década de 60, os Lobos Cinzentos propagam a superioridade turca, sendo considerada uma organização extremista, neofascista e racista. 


O grupo foi criada pelo militar e político turco Alparslan Türkeş, também criador do Partido do Movimento Nacionalista, e ganhou destaque entre 1976 e 1980, quando uma onda de violência atingiu a Turquia. Além disso, a organização ganhou destaque nos noticiários internacionais, quando em 1981, um dos seus integrantes tentou matar o Papa João Paulo II, na Praça de São Pedro, no Vaticano. 


A organização vem crescendo e ganhando cada vez mais espaço por promover o “orgulho de ser turco”. No futebol, não é a primeira vez que um jogador é associado ao grupo. Em julho de 2013, uma foto de Mesut Özil com uma tatuagem de Lobo causou polêmica.


Alemão, filho de pais turcos, Özil era símbolo da inclusão de uma Alemanha multicultural, mas com a postagem o meia recebeu uma enxurrada de críticas por ajudar a disseminar o pensamento do grupo terrorista.


O Lobo escolhido pela organização ultranacionalista como marca, é um símbolo importante para Turquia. De acordo com a lenda, foi um Lobo que guiou o povo turco por um período difícil, sendo assim considerando um ícone de proteção, liberdade e força. 


Em meio a polêmica, a Turquia decide a vaga para a semifinal da Euro neste sábado (06), às 16h, diante da Holanda, no Estádio Olímpico de Berlin.


Comments


Futebol por Elas

  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • LinkedIn
  • YouTube

©2024 por Futebol por Elas. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page