Amadou Haidara: um craque além dos gramados
- Mônica Figueiredo
- 18 de jan. de 2024
- 2 min de leitura
Quem está acompanhando a Copa Africana de Nações deve ir se acostumando com o nome de Amadou Haidara. Na última terça-feira (16), o meia campista do RB Leipzig e da Seleção Malinesa foi peça chave para a vitória de Mali sobre a África do Sul, por 2 a 0.
Com boa visão de jogo e uma qualidade de passe impressionante, Haidara consegue atuar em todas as posições do meio de campo, tanto de forma defensiva como também ofensivamente. No entanto, não é só em campo que o craque de 25 anos se destaca. As ações de Haidara fora das quatro linhas é o que o faz ser considerado a maior joia de Mali.

Em dezembro de 2023, Haidara inaugurou um Centro de Saúde em Kale, sua aldeia natal. A unidade, que custou 30 milhões de francos CFA (aproximadamente 244.727,43 reais), levou um ano para ficar pronta e agora vai permitir que os residentes tenham acesso a serviços de saúde adequados sem sair da aldeia. Pelas redes sociais, Haidara falou sobre a felicidade de entregar o centro e agradeceu a todos que o ajudaram a transformar o sonho em realidade.
O ato filantrópico não é isolado. Em 2021, o meia inaugurou a fundação que leva o seu nome e é dedicada a organizar campos de futebol para ajudar crianças através do esporte.
"Eu sei quão cruel e difícil a vida pode ser em Mali. Não é fácil viver. Mas agora que sou profissional, posso fazer essas crianças sorrirem", pontuou Haidara em entrevista ao The Guardian.
Ainda na matéria do jornal britânico, o jogador ressalta que se sente bem em saber que conseguiu ajudar uma criança a sonhar. A fundação também apoia outros centros de futebol no país e promove ações para ajudar famílias carentes em Mali.
Haidara entra em campo com a Seleção Malinesa neste sábado (20) contra a Tunísia, pela segunda rodada da Copa Africana de Nações.
Comentários