top of page

Itália e Inglaterra tentam renascer em uma final dos sonhos

O estádio de Wembley é considerado um dos maiores templos da história do futebol. Além de ser palco das decisões na Copa da Inglaterra, o estádio já recebeu finais da Champions League e Copa do Mundo. Neste domingo (11), o Wembley receberá mais uma final, desta vez pela Eurocopa.


Itália e Inglaterra se enfrentam pela primeira vez em uma final. Na Euro, o confronto entre as seleções aconteceu duas vezes: o primeiro duelo foi realizado em 1980, quando os italianos venceram os ingleses por 1 a 0 na fase de grupos. Já em 2012, pelas quartas de final, um empate sem gols e com uma vitória da Azzurra nos pênaltis por 4 a 2.


No histórico, Itália e Inglaterra se enfrentaram em 27 jogos. Os italianos têm vantagem, vencendo em dez oportunidades. Enquanto os ingleses ganharam oito e empataram nove vezes. Um dos encontros aconteceu em 1990, na disputa pelo terceiro lugar na Copa do Mundo, onde a Itália venceu por 2 a 1. Baggio e Schillaci marcaram os gols italianos e David Platt para os ingleses.


As trajetórias até a tão sonhada final

Invicta há 33 jogos, a Itália encerrou a sua participação na fase de grupos na liderança. Nas três disputadas realizadas, os italianos tiveram um aproveitamento de 100%, foram sete gols marcados e nenhum sofrido. Nas oitavas de final, a seleção de Roberto Mancini enfrentou a Áustria, e venceu o duelo por 2 a 1. Já nas quartas de final, os adversários foram os belgas e mais uma vitória por 2 a 1. A semifinal foi marcada por um clássico do futebol mundial: Itália x Espanha. Após um empate em 1 a 1 no tempo de jogo e na prorrogação, a decisão foi para as penalidades e os italianos levaram a melhor ao vencer por 4 a 2.


A Inglaterra não encontrou dificuldades na etapa inicial da Eurocopa. Na fase de grupos, os ingleses venceram dois dos três duelos e empataram com a Escócia. Já nas oitavas de final, um adversário imponente: a Alemanha. Mas a nova geração alemã não foi capaz de parar o ataque efetivo dos ingleses, que venceram por 2 a 0. Nas quartas de final, uma goleada de 4 a 0 diante da Ucrânia. A semifinal também foi emocionante para a torcida inglesa. Em um confronto difícil diante da Dinamarca, a classificação veio na prorrogação, com uma vitória por 2 a 1.


De volta ao protagonismo

Os italianos buscam o renascimento do seu futebol. Após ter fracassado nas eliminatórias e ficado de fora da Copa do Mundo em 2018, a Itália se reformulou e apostou em uma geração talentosa. Mas para comandar a nova safra de jogadores era necessário um ídolo no comando: Roberto Mancini. A partir da chegada do treinador que os italianos renasceram e desde 2018, o gostinho da derrota ficou para trás.


Do outro lado, a Inglaterra. Costumada a acumular fracassos e eliminações, os ingleses vem surpreendendo. Tendo como técnico Gareth Southgate, a seleção inglesa surpreendeu na Copa do Mundo de 2018, e foi eliminada pela Croácia na semifinal.


A final da Eurocopa será uma redenção para ambas as seleções. E, independente, do resultado, os torcedores devem se orgulhar do recomeço.

コメント


Futebol por Elas

  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • LinkedIn
  • YouTube

©2024 por Futebol por Elas. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page