top of page

Os desafios da transição: Brasil x Europa

A transição de jogadores, seja do Brasil para Europa, ou vindo da Europa ao Brasil, envolve diversos desafios para os atletas que por muitas vezes não se firmam. Apesar de ser o mesmo esporte, há uma divergência muito grande entre o futebol brasileiro e europeu, isso se dá por diversos fatores, que vão desde as diferenças culturais, que refletem dentro e fora de campo, até de fato habilidades técnicas, diferenças entre os treinadores e os seus estilos de jogos, diferenças táticas, intensidade de treinamentos e espera de resultados. 


De fato, o futebol europeu tem um nível superior ao brasileiro, primeiramente pelo motivo financeiro, na Europa os clubes possuem muito dinheiro para investir em jogadores excepcionais e excelentes técnicos, além de uma estrutura de treinamento e de estádios melhores, desenvolvem os jogadores desde a base com ótimas condições, o que em muitos clubes brasileiros não acontece, pois mesmo com números de títulos indiscutíveis, o financeiro impacta diretamente na dificuldade em deixar os clubes comparados com os europeus. 


Enquanto na Europa é valorizado o coletivo, e os jogadores serem treinados para contribuírem não apenas com sua habilidade específica mas com aquilo que o time precisar, no Brasil as habilidades individuais que são destacadas e reconhecidas, assim, ao precisar de que algum jogador exerça outra função que não a dele, não funciona.


O motivo de muitos jogadores que atuam no futebol brasileiro não conseguirem se adaptar ao futebol europeu, além desses motivos, é a pressão. Na Europa, por conta de todos os investimentos e desejo de títulos atrás de títulos, os resultados precisam ser imediatos, sem tolerância para erros. A todo momento jogadores e técnicos são testados se realmente são bons e merecem o lugar que estão, e qualquer fase ruim, o jogador é substituído, pois lá o que realmente importa é o time estar bem e ganhando e não o jogador no seu individual. 


Gabigol é um exemplo de que não deu certo na Europa, a joia santista foi para Europa e passou pelos clubes Inter de Milão e Benfica  sem sucesso em ambos, teve apenas dois gols em sua passagem pela Europa, voltou a ter um bom futebol quando regressou ao Brasil.


Ganso, outro jogador que se destacou e muito pelo Santos, depois de ir para o São Paulo, teve uma oportunidade para jogar no Sevilla, com um contrato de cinco anos, teve apenas sete gols, e não conseguiu se firmar, indo para o Amiens, onde jogou 13 partidas e não teve gols, mais uma passagem ruim. 


Renato Gaúcho, revelado pelo Grêmio, foi jogar pela Roma, cheio de expectativas por parte dos amantes de futebol, já que no Brasil tinha um grande destaque, mas foi considerado um grande fracasso, atuou em 33 jogos, com apenas quatro gols. 


Mas, também tem o outro lado da moeda, jogadores que tiveram muito destaque no futebol europeu e no Brasil tiveram uma passagem ruim.


Cristian Ledesma, foi ídolo na Lazio, onde jogou por nove anos, venceu troféus e fez grandes gols a distância, após não renovar seu contrato, veio ao Brasil jogar no Santos, o clube investiu uma grande quantia, mas ele jogou apenas quatro vezes, deixando o clube antes de seu contrato acabar. 


Juanfran jogou pelo Real  Madrid, Osasuna e Espanyol, mas foi no Atlético de Madrid que realmente se consolidou, se tornou uma peça chave para o time e participou das conquistas significativas do time. Deixando o clube em 2019, foi para o São Paulo mas jogou 56 partidas e não marcou nenhum gol, não obtendo nenhum destaque. 


James Rodrigues quando chegou em Portugal para jogar pelo Porto, disputou 108 jogos e marcou 32 gols, o que fez com que ele se destacasse ainda mais para a Europa. Após a Copa do Mundo de 2014, em que ele teve uma brilhante atuação, o Real Madrid abriu os olhos para James teve 36 gols em 111 jogos. Também jogou no Bayern München, 15 gols em 67 partidas. No Everton após muitas lesões não conseguiu se firmar,  e foi para o Al Rayyan e após 16 partidas com cinco gols marcados, foi para o Olympiacos, 23 jogos e cinco gols. Atualmente no São Paulo, seu momento é um pouco conturbado, com 14 jogos e apenas um gol marcado, perdeu um pênalti que resultou na eliminação do time pela Sul-Americana. Recentemente James havia pedido para sair do São Paulo, após não viajar com o time para a final da Supercopa Rei, mas ele voltou atrás e vai permanecer no elenco, e só o tempo dirá se fará história no clube como fez na Europa. 

Comments


Futebol por Elas

  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • LinkedIn
  • YouTube

©2024 por Futebol por Elas. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page