Football's coming Rome: Itália conquista o bicampeonato
- Érica Karina
- 11 de jul. de 2021
- 2 min de leitura
A Itália conquistou o seu bicampeonato na Eurocopa na tarde deste domingo (11). A conquista veio após uma emocionante disputa de pênaltis e aproximadamente 67 mil torcedores, de maioria ingleses, que tiveram que ouvir o cântico dos torcedores da Azzurra no fim da partida.
O árbitro apitou o início do jogo e não deu para fazer nada além de sentar no sofá, porque com um pouco mais de 1 minuto, a Inglaterra já tinha posto a bola dentro do gol com Luke Shaw. No placar, 1 x 0 para os ingleses. A seleção italiana buscou um jogo trabalhado, com aproximação entre os jogadores, passes curtos com controle do meio-campo até chegar a área do adversário, porém não conseguiu ser efetiva na finalização.
O segundo tempo começou e o técnico da seleção italiana Roberto Mancini esperou oito minutos para fazer alterações em campo. A Itália conseguiu finalizar mais vezes, levando perigo ao gol de Pickford, primeiro em um chute de canhota de Insigne, e em outra tentativa com chute cruzado de Chiesa. As palavras do capitão italiano Chiellini apareciam em campo, "coração quente e cabeça fria" é o que ele disse na coletiva antes do jogo. A Itália precisou ter frieza e raça para buscar o empate, que chegou aos 21 minutos numa jogada de bola parada, com sobra para Bonucci que colocou para dentro, Itália 1x1 Inglaterra.
O primeiro tempo da prorrogação começou com os ingleses mais ofensivos, porém foi numa jogada de Belotti que apareceu a chance mais clara de gol. A segunda parte iniciou com Bernardeschi cobrando falta com defesa de Pickford, em seguida Sterling tentou pela direita, mas Chiellini se esticou até onde pode para afastar o perigo. A prorrogação terminou tudo igual, 1x1, e assim Itália e Inglaterra decidiram a Euro nos pênaltis.

Com cinco penalidades batidas de cada lado, por parte da Itália Berardi, Bonucci e Bernardeschi marcaram. Pickford defendeu as cobranças de Belotti e Jorginho. Do lado da Inglaterra, Harry Kane e Maguire marcaram. Rashford chutou na trave e Donnarumma defendeu os batidos por Sancho e Saka. E com muita emoção, a Itália venceu a Eurocopa.
Após 55 anos, a Inglaterra continua sem levantar uma taça, e a Itália encontra um caminho de redenção em seu futebol.
Comments