Fernando Diniz estreia pela Seleção Brasileira
- Bárbara Jardim
- 6 de set. de 2023
- 3 min de leitura
Desde o começo da semana, Fernando Diniz está totalmente dedicado à Seleção Brasileira. O técnico chegou na madrugada de segunda-feira a Belém, onde fará sua estreia pela Amarelinha. A partida contra a Bolívia acontece na sexta-feira (08), às 21h45 e é válida pelas eliminatórias da Copa do Mundo.
Apesar de estar fisicamente longe das Laranjeiras, Diniz deixou um plano de treinamento e acompanha a equipe do Fluminense de forma remota diariamente. Com dois desafios no mês de setembro, o técnico enfrenta ainda o Peru, na terça-feira (12) às 23h. Enquanto isso, o clube tricolor aproveita a data FIFA para treinos e descanso e retorna dia 16, no clássico contra o Vasco da Gama, do qual o treinador está suspenso.

Para Diniz, conciliar os comandos do clube carioca e da seleção, não tem sido um problema. A exemplo disso, no mês passado, o Fluminense venceu por 3 a 1 a partida contra o América Mineiro, um dia após o treinador convocar o time brasileiro que disputará os próximos jogos.
Além disso, desde que o técnico foi anunciado pela Seleção, o Fluminense venceu oito das 13 partidas disputadas e mostra um aproveitamento cada vez melhor.
Como fica a agenda?
Na parte técnica, o comandante treina a equipe desde terça-feira (05), e irá totalizar três dias de preparação para o primeiro jogo. Após a partida de sexta, serão mais dois dias de treino antes de enfrentar o Peru, em Lima.
Confira abaixo os compromissos do técnico para as próximas semanas:
08/09 – Brasil x Bolívia;
12/09 – Peru x Brasil;
16/09 – Fluminense enfrenta o Vasco pelo Brasileirão, porém Diniz está suspenso na partida;
22/09 – nova convocação para os próximos jogos da Seleção brasileira;
23/09 – Fluminense x Cruzeiro pelo Brasileirão;
27/09 – no Maracanã, o tricolor encara o Internacional pela semifinal da Libertadores;
01/10 – Cuiabá x Fluminense na Arena Pantanal;
04/10 – Internacional x Fluminense, pela semifinal da Libertadores;
08/10 – clássico contra o Botafogo pelo Brasileirão.
12/10 – Brasil x Venezuela;
17/10 – Uruguai x Brasil.
As datas podem sofrer alteração.
O que esperar na seleção?
Diniz chega como interino com contrato de um ano, até que se concretize a promessa da chegada de Carlo Ancelotti para assumir a equipe. O treinador afirmou que ainda não está combinado se seu contrato engloba a Copa América. O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, afirmou que sua motivação pela escolha de Diniz foi o trabalho inovador apresentado pelo técnico, que possui "um modo diferente de treinar os atletas".
O estilo de Diniz é, de fato, distinto do que a maior parte dos clubes aplica atualmente e tem dado certo. Pelo Fluminense em 2023, Diniz conquistou a taça Guanabara e o Campeonato Carioca, além de estar nas semifinais da Libertadores. Seu principal objetivo é despertar na Seleção, o futebol arte, com estética e beleza. Para isso, a estratégia é deixar os jogadores livres na movimentação, sem engessar posições.

Apesar de saber que não é uma tarefa fácil moldar os jogadores ao seu estilo com tão pouco tempo disponível, o treinador afirma que a mudança virá, ainda que não de forma repentina. Antes mesmo de encontrar pessoalmente os jogadores, Diniz entrou em contato por ligação com os principais nomes, como Neymar, para alinhar expectativas e criar uma relação de confiança.
Fernando Diniz é formado em psicologia, o que faz toda a diferença em seu trabalho. O treinador acredita que a prioridade na Seleção é criar vínculo com os jogadores de forma rápida. O desejo do técnico é que os jogadores sintam prazer e sejam felizes enquanto jogam futebol.
Com os cortes de Bento, Vinícius Junior e Antony, a lista dos 23 jogadores disponíveis conta agora com Lucas Perri, Raphinha e Gabriel Jesus.
Provável escalação:
Alisson; Danilo, Marquinhos, Nino e Renan; Casemiro, Bruno Guimarães e Neymar; Martinelli, Rodrygo e Richarlison.
Yorumlar