Eurocopa: como surgiu uma das competições mais tradicionais
- Kaliandra Alves Dias
- 26 de mai. de 2020
- 1 min de leitura
Atualizado: 26 de mai. de 2024
Em 1927, o francês Henri Delaunay, secretário geral da Federação, sugeriu a Fifa a ideia de um campeonato europeu envolvendo as principais seleções europeias. A ideia inicial seria uma competição que deveria ser disputada junto com a Copa do Mundo - onde as eliminatórias seriam realizadas a cada dois anos.
Na época, A Fifa temeu que a nova competição tirasse o foco e também o interesse pelos Mundiais, e como ainda não havia sido criada uma federação europeia, a ideia acabou sendo escanteada.
Com a fundação da UEFA em 1954, Henri tornou-se o secretário-geral e a ideia da criação foi levada a diante, mas com algumas alterações. A primeira delas foi diminuir o número de participantes e também a competitividade com a Copa do Mundo. Com isso, a Taça das Nações Europeias foi lançada oficialmente em 1958 - com as eliminatórias. A fase final da competição só aconteceu em 1960.
O formato com país-sede
Em 1980, o número de seleções participantes da Eurocopa aumentou para oito. Além disto, também foi decidido que a competição seria realizada em um país-sede com fase de grupos e mata-mata. Em 1996, foram 16 equipes e em 2016, foram 24 seleções participantes.
Comments