top of page

Dia do Futebol: Leivinha, a maestria em campo

O futebol está no DNA do brasileiro. Passado de geração a geração, as lendas que percorrem os principais gramados do Brasil permanecem vivas nas memória dos torcedores. E, para comemorar o Dia Nacional do Futebol, celebrado em 19 de julho, o Futebol por Elas irá te contar, diariamente, a história de 31 personagens imortalizados.


Leivinha: a maestria em campo

Uma geração marcada por títulos inéditos e pela maestria em campo. O Palmeiras da década de 70 fez história e, em campo, os torcedores puderam prestigiar Leivinha, o meia-direita que flutuava pelos gramados.


Nascido em 11 de setembro de 1949 em Novo Horizonte (SP), João Leiva Campos Filho, mais conhecido como Leivinha iniciou a sua carreira aos 15 anos, quando defendeu o Linense. Apesar de ter marcado apenas um gol, o seu desempenho em campo chamou a atenção e, em 1966, se transferiu para a Portuguesa. Em seis anos defendendo a camisa do time de Canindé, Leivinha marcou 63 gols. Mas a saída da Lusa não foi a forma que gostaria. No fim de 1970 acabou entrando em conflito após o time não aceitar a proposta do Palmeiras.


Apesar disto, em 1971, Leivinha deu a início a uma trajetória vitoriosa no Palmeiras. A estreia oficial aconteceu em 14 de março de 1971, além da vitória imponente por 4 a 0 diante do Guarani, Leivinha ainda balançou as redes, marcando um dos gols na partida.


Palmeiras | divulgação

Além de ser um autêntico camisa 8 no Verdão, o paulista ainda era conhecido por ser um excelente cabeceador. Em cinco anos defendendo a camisa do Palmeiras, o jogador conquistou cinco títulos: dois Paulistas (72 e 74); Brasileirão (72 e 73) e o Torneio Laudo Natel (72) - em 267 jogos conquistou 158 vitórias, marcando 108 gols. A despedida da torcida palmeirense aconteceu na vitória por 3 a 1 diante do Real Madrid, em agosto de 1975 e, assim como na sua estreia, a sua despedida também contou com um gol.


Espanha o novo destino

O excelente desempenho chamou a atenção do Atlético de Madrid que, em 1975, comprou o jogador. Em terra espanhola, Leivinha teve uma estrela de gala marcando um hat-trick na vitória por 4 a 1 diante do Salamanca pela La Liga.


Com a camisa dos colchoneros, o brasileiro conquistou na sua primeira temporada a vice artilharia marcando 18 gols. Foram 93 jogos e 43 gols marcados, conquistando a Copa do Generalíssimo (atual Copa del Rey 75/76) e o título espanhol (76/77).


Com o desgaste físico, Leivinha retornou ao Brasil, desta vez, para defender o São Paulo. Com o Tricolor Paulista disputou apenas 11 jogos e balançou as redes em duas oportunidades, onde em 1979 anunciou a sua aposentadoria.


Destaque com a Seleção Brasileira

Leivinha teve a sua primeira convocação à Seleção Brasileira em 68 pelo treinador Aymoré Moreira. Apesar de ter tido passagens apagadas pelo Brasil, Leivinha foi o autor do milésimo gol da Seleção - o feito aconteceu em 27 de maio de 1973, na vitória por 5 a 0 diante da Bolívia, no Maracanã.


Com a Seleção Brasileira disputou 27 jogos e marcou sete gols, além disso, disputou a Copa do Mundo de 74.



Komentarai


Futebol por Elas

  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • LinkedIn
  • YouTube

©2024 por Futebol por Elas. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page