top of page

Dia do Futebol: Fernando Prass, o goleiro alviverde

Fernando Prass é um dos goleiros mais vitoriosos do futebol nacional. Relevado pelo Grêmio, em 1998, mas teve poucas oportunidades de jogar, devido a presença do ídolo Danrlei. Com isso, foi emprestado ao Francana, e depois para o Vila Nova, onde conquistou o Campeonato Goiano de 2001. Um ano depois, foi para o Coxa, o arqueiro virou ídolo, vestiu a camisa por três anos e ganhou o Campeonato Paranaense de 2002.

 

Ao cumprir todo o contrato, foi para a Europa, jogar pelo União de Leiria, de Portugal, e permaneceu até 2008. Quando voltou ao Brasil, foi a vez do futebol carioca. De 2009 a 2012, defendeu o Vasco da Gama. Conquistou o Campeonato Brasileiro da Série B, assim que chegou e a Copa do Brasil em 2011. Em 2010, chegou a renovar o contrato por mais três anos, entretanto, no final de 2012, foi anunciado como reforço do Palmeiras. Que não contratava goleiro desde 2004.


Com a função de substituir um grande ídolo palmeirense, Marcos, Prass deu conta do recado. Hoje ele também é considerado ídolo alviverde, conquistando o Brasileiro da Série B, em 2013, a Copa do Brasil de 2015, e o Brasileirão 2016.


Um dos jogos mais marcantes

A final da Copa do Brasil, em 2015, contra o Santos, no Allianz Parque. Durante a competição, o Palmeiras já havia passado pela Vitória da Conquista, Sampaio Correa, ASA, Cruzeiro, Internacional e Fluminense. Na semi final contra o time carioca, a decisão foi para os pênaltis, e o Prass defendeu um. E a final não poderia ter outra história. No primeiro jogo, na Vila Belmiro, o Santos havia ganhado por 1x0. No jogo da volta, o Palmeiras fez 2 a 1, no tempo normal. E o campeão foi definido nas penalidades máximas.


Nas cobranças, o primeiro jogador a bater foi Marquinhos Gabriel, do Santos, que isolou a bola. Em seguida, Zé Roberto fez para o Palmeiras. Na segunda cobrança, foi a vez do goleirão Fernando Prass aparecer, e defender a batida do Gustavo Henrique. Depois Rafael Marques cobrou e o goleiro defendeu. Posteriormente todos os cobradores fizeram o gol. Entretanto, o último cobrador foi ele, Fernando Büttenbender Prass. Com uma bomba, ele deu o título ao Palmeiras. Que conquistou pela terceira vez a Copa do Brasil.


A conquista tem tamanha importância, que a capa do livro #prass38, é uma foto com a camisa do título. Em março deste ano, foi o lançamento do livro em São Paulo, e no mês de abril, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. O livro, que foi escrito pelo jornalista Andrei Kampff, conta a história de Prass, desde criança até a superação da última lesão do arqueiro, e a volta aos gramados. Com uma narrativa emocionante, Andrei conta detalhadamente cada passo do gaúcho.


“Sim, ele estava pronto para voltar, ainda em 2016, contrariando todas as previsões. Faltando apenas três dias para completar quatro meses de ausência, ele voltou depois de fraturar o sonho de toda uma vida. E foi muito mais emocionante do que na imaginação e desejos do goleiro".

Ceará e aposentadoria

Em 2019, Prass anunciou a sua saída do Palmeiras. No ano seguinte, o goleiro foi anunciado pelo Ceará. Com a camisa do Vozão, Fernando conquistou a Copa do Nordeste e foi eleito o melhor goleiro do campeonato.


Já em 2021, Fernando Prass anunciou a sua aposentadoria, aos 42 anos. A sua despedida veio em uma vitória do Ceará por 2 a 1 diante do Botafogo.

Comments


Futebol por Elas

  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • LinkedIn
  • YouTube

©2024 por Futebol por Elas. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page