top of page

Dia do Futebol: Escurinho, da boemia aos títulos

"Colorado das glórias, orgulho do Brasil". O trecho do hino do Sport Club Internacional também pode ser atrelado as conquistas de um jogador que nasceu para ser gigante: Luís Carlos Machado, mais conhecido como Escurinho.


O garoto, nasceu em Porto Alegre em 18 de janeiro de 1950, e cresceu no bairro da Ilhota - local que abrigou o primeiro campo do Colorado. Primeiro filho de Luiz Raimundo Machado e Irondina Guedes Machado, Escurinho participou da criação da escola Imperadores do Samba, em 1959.


Aos 11 anos, o talento dentro do campinho chamou a atenção do técnico Jofre Funchal e entrou no time mirim do Internacional. Além do futebol, Escurinho encontrava na música um alento e aos 16 anos, participou pela primeira vez como calouro no programa de auditório do Vovô Guerra, cantando uma música de sua autoria.


Em 1968, aos 18 anos, Escurinho passou a defender o time juvenil do clube gaúcho. No ano seguinte, o jogador se destacou como goleador e conquistou o título invicto.


Uma década de ouro

O Internacional escreveu uma história repleta de conquistas na década de 70. Além de se tornar octacampeão gaúcho, se tornou um jogador importante para as conquistas marcando 107 gols em 325 jogos pelo Inter, mais da metade deles feitos de cabeça, sua especialidade.


(foto: S.C.Internacional)

Em 1972, marcou um gol histórico na vitória por 3 a 2 diante do Cruzeiro pelo Brasileirão, no estádio Beira-Rio. Nas mãos de Rubens Minelli, se tornou titular absoluto. O sucesso ultrapassou as quatro linhas do gramado e, em 1974, Escurinho gravou o seu primeiro disco, se tornando o primeiro jogador em atividade a ter um LP gravado.


Em 1976, o jogador levou os torcedores colorados a loucura com a tabelinha junto com Falcão, uma pintura diante do Atlético Mineiro, classificando os gaúchos à final do bicampeonato brasileiro.


Dois anos mais tarde, Escurinho conquistou o vice-campeonato brasileiro com o Palmeiras.


Além do Colorado e do Verdão, Escuringo também teve passagens por Inter de Limeira, Coritiba, Barcelona de Guayaquil, Vitória da Bahia, Francana de São Paulo, Bragantino, Caxias, São Bento e La Serena, do Chile.


Após se aposentar dos gramados, Escurinho ainda deu aulas em algumas escolinhas. Enfrentando problemas de saúde, em 2009, o Internacional destinou a bilheteria do filme comemorativo ao centenário para o jogador. Anos mais tarde, o ex-jogador teve uma de suas pernas amputadas devido a diabetes.


Em 2011, Escurinho nos deixou após vítima de uma parada cardíaca.

Комментарии


Futebol por Elas

  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • LinkedIn
  • YouTube

©2024 por Futebol por Elas. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page