top of page

Copa do Mundo: o polêmico bicampeonato da Argentina em 1986

O México se tornou o primeiro país a receber pela terceira vez a edição da Copa do Mundo. Em solo mexicano, a Argentina conquistou o seu segundo título, e em campo, brilhou a estrela de Diego Maradona. Segundo dados do Opta Sports, os números do ídolo argentino são recorde da história do Mundial. Além das cinco assistências, 27 chances criadas, os 53 dribles corretos de Maradona ainda impressionam.


A conquista do bicampeonato albiceleste teve muitas polêmicas, principalmente no confronto diante da Inglaterra pelas quartas de final. Mas antes deste episódio, a Argentina teve uma atuação luxuosa na fase de grupos. Integrando o grupo A ao lado de Itália, Bulgária e Coreia do Sul, os hermanos venceram os coreanos por 3 a 1, empataram em 1 a 1 diante da Azzurra e triunfaram contra os búlgaros por 2 a 0.


Nas oitavas de final, um confronto sul-americano: Argentina e Uruguai. Em campo, Pasculli marcou o gol da classificação argentina.


E, nas quartas de final, o polêmico duelo. Se o primeiro tempo foi marcado pelo empate, os argentinos iniciaram os 45 minutos finais com o pé no acelerador. Aos seis minutos, Maradona marcou o primeiro gol na partida. Steve Hodge tentou afastar a bola chutando para o alto, porém, a bola foi em direção a área. O craque argentino aproveitou a oportunidade e, com o punho cerrado, pulou, a mão acertou a bola e passou por cima do goleiro. Apesar da revolta dos ingleses, o árbitro validou o gol. E, depois de cinco minutos, Maradona voltou a ampliar. Aos 36 minutos, Lineker descontou: Argentina 2 x 1 Inglaterra.


Na semifinal, voltou a brilhar a estrela de Maradona que marcou os dois gols na vitória diante da Bélgica. A Argentina estava em mais uma final de Copa do Mundo e, desta vez, contra a Alemanha.


O estádio Azteca recebeu, aproximadamente, 114 mil torcedores. Dentro das quatro linhas, as seleções proporcionaram um duelo emocionante, como deve ser a final de uma Copa do Mundo.


A Argentina abriu o placar com Brown aos 23 minutos. No início do segundo tempo, Valdano ampliou o placar. Desnorteada, a Alemanha buscava reverter o placar. Rummenigge descontou e aos 83 minutos, Völler empatou: Argentina 2 x 2 Alemanha.


Se os alemãs estavam pensando na prorrogação, Jorge Burruchaga aproveitou o passe açucarado de Maradona e, aos 86 minutos, decretou: Argentina voltou a pintar o mundo de azul e branco.

Comentarios


Futebol por Elas

  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • LinkedIn
  • YouTube

©2024 por Futebol por Elas. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page