Copa do Mundo: o melhor Brasil em 2002
- Kaliandra Alves Dias
- 14 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
A Copa do Mundo de 2002 foi um marco na história da competição: era a primeira vez que dois países sediariam o evento: Japão e Coreia do Sul. A novidade também iria afetar a rotina dos brasileiros que, não estavam tão convencidos de que o Brasil pudesse conquistar o penta já que em 2001 a Seleção havia tido uma eliminação 'indigesta' diante de Honduras na Copa América.
Para a disputa do Mundial, a novidade estava no comando técnico: Luis Felipe Scolari, mais conhecido como Felipão, foi o nome escolhido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e, mesmo com dúvidas e muitas críticas sobre a convocação, o Brasil integrou o grupo C junto com Turquia, Costa Rica e China. A estreia foi de vitória por 2 a 0 - com uma partidaça de Ronaldo e Rivaldo. Diante da China, uma goleada por 4 a 0 com gols de Roberto Carlos, Rivaldo, Ronaldinho e Ronaldo. Na última partida da fase de grupos, mais uma goleada por 5 a 2 diante da Costa Rica.
Nas oitavas de final, novamente, Rivaldo e Ronaldo comandaram a vitória diante da Bélgica. A Inglaterra foi o adversário nas quartas de final. Owen abriu o placar para os ingleses, nos acréscimos do primeiro tempo, Rivaldo empatou para o Brasil. E Ronaldinho Gaúcho marcou o gol da classificação à semifinal. Na semifinal, Ronaldo marcou o único gol diante da Turquia.

30 de junho de 2002: Brasil x Alemanha disputavam pela taça Jules Rimet. Em campo, destaque para o goleiro Marcos que fez uma belíssima defesa após um chute de Neuville. O Brasil abriu o placar aos 69 minutos com Ronaldo - que aproveitou o rebote do goleiro Kahn. Aos 79, novamente brilhou a camisa 9, com Ronaldo decretando o penta.
O penta não significava apenas o Brasil como o maior vencedor da Copa do Mundo, o país também havia se tornado o único vencedor em três continentes diferentes: Américas, Europa e Ásia.
Kommentit