Copa do Mundo: nos pênaltis, Azzurra conquista o tetra em 2006
- Kaliandra Alves Dias
- 15 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
A Copa do Mundo de 2006 foi realizada pela segunda vez na Alemanha - a escolha do país sede gera polêmica até os dias atuais, com a suspeita de compra de votos, já que a Nova Zelândia mudou o seu voto no momento da votação.
Doze estádios receberam os 64 jogos que foram realizados em Berlim, Dortmund, Munique, Stuttgart, Gelsenkirchen, Hamburgo, Frankfurt, Colônia, Hannover, Leipzig, Nuremberg e Kaiserslautem.
Campeão, os italianos começaram a construir a sua trajetória no grupo E ao lado de Gana, República Tcheca e Estados Unidos. Estrearam com uma vitória discreta por 2 a - diante de Gana; empataram em 1 a 1 com os americanos e encerraram a fase de grupos com mais um triunfo por 2 a 0 contra os tchecos.
Aos poucos o treinador Marcelo Lippi mostrou a força da Azzurra que foi crescendo na competição e venceu a Austrália por 1 a 0 com gol de Totti. A maestria italiana continuou na semifinal, quando o adversário foi a Ucrânia - em campo, uma convincente classificação por 3 a 0 com gols marcados por Zambrotta e Totti (2).
Um duelo de gigantes marcou a semifinal: Itália e Alemanha se enfrentaram no estádio em Dortmund. Em campo, a badalada Alemanha que disputava o Mundial com uma safra nova de jovens talentos. Mas dentro das quatro linhas, a experiência levou a melhor: Grosso e Del Piero levaram a Azzurra à grande final.

Itália e França se enfrentaram no estádio Olímpico em Berlim. Os 90 minutos foram marcados pelo empate em 1 a 1, na prorrogação a rede não balançou e, mais uma vez, o campeão da Copa do Mundo seria conhecido nas penalidades.
A Itália converteu as cinco cobranças. Já os franceses desperdiçaram uma. A Itália conquistava o seu tetra.
Comentários