Copa do Mundo: Itália encerra jejum de mais de 40 anos em 1982
- Kaliandra Alves Dias
- 9 de nov. de 2022
- 1 min de leitura
A Espanha foi o país escolhido para sediar a Copa do Mundo de 1982 - a edição que teve um novo capítulo em sua história contou com a presença de 24 seleções. Quatorze cidades foram escolhidas para receber os jogos que, foram realizados, em 17 estádios: Madrid, Barcelona, Vigo, Corunha, Gijón, Oviedo, Elche, Alicante, Bilbau, Valladolid, Valência, Saragoça, Sevilha e Málaga.

A trajetória do tricampeonato da Itália teve o seu pontapé inicial após o sorteio definir que os italianos estariam no grupo A ao lado de: Polônia, Camarões e Peru. A primeira fase não convenceu os torcedores, já que a Azzurra empatou as três partidas: empate sem gols diante da Polônia e 1 a 1 contra Peru e Camarões.
Na segunda fase enfrentou Brasil e Argentina. Vencendo os hermanos por 2 a 1 e a Seleção Brasileira por 3 a 2. Com a liderança no grupo 3, a semifinal foi diante de uma antiga conhecida: Polônia. Em campo, brilhou a estrela de Rossi que marcou os dois gols da vitória.
O estádio Santiago Bernabéu recebeu mais de 90 mil torcedores que assistiram Itália x Alemanha disputar o título. Os italianos tiveram a vantagem com um gol de Rossi. Já o empate alemão veio com Breitner. A virada italiana foi comandada por Tardelli e Altobelli deram os números finais: Itália 3 x 1 Alemanha.
A Itália voltava a conquistar o mundo após 44 nos.
Комментарии