Copa do Mundo: gol fantasma decreta Inglaterra campeã em 1966
- Kaliandra Alves Dias
- 5 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
A Copa do Mundo de 1966 foi inesquecível. Além de ser realizada na Inglaterra - os inventores do futebol, a edição ainda teve o seu primeiro mascote: o leão Willie. Em campo, a novidade era Portugal, que estreou e foi uma das sensações da edição.
Com o apoio dos torcedores, o English Team integrou o grupo 1 com Uruguai, México e França. Com uma estreia apagada, os anfitriões empataram sem gols com os uruguaios. Diante do México, uma vitória por 2 a 0 com gols de Charlton e Hunt. Na última rodada da fase de grupos, mais uma vitória por 2 a 0, desta vez diante da França.
Nas quartas, os ingleses não tiveram conhecimento da Argentina. Hurst marcou o único gol da partida. Na semifinal, o adversário foi Portugal de Eusébio, o Pantera Negra. Destaque na competição, os portugueses lutaram bravamente pela vitória. Mas assistiu Charlton balançou as redes duas vezes e Eusébio descontou depois de cobrar um pênalti.

Com a ilustre presença da Rainha Elizabeth II, o estádio de Wembley recepcionou mais de 96 mil torcedores. Além disso, a televisão britânica registrou o pico de 32,3 milhões de telespectadores que vibraram com o título conquistado diante dos alemães.
Mas para poder comemorar o único título, os ingleses sofreram e viram Haller abrir o placar. O empate inglês veio com Hurst. No segundo tempo, os torcedores vibraram com o gol da virada inglesa com Peters. Mas no apagar das luzes, aos 89 minutos, a Alemanha mostrou a sua força e, novamente, empatou, desta vez com Weber.
Com o empate em 2 a 2, a prorrogação aconteceu e com polêmicas. O primeiro lance polêmico houve aos 11 minutos, com Hurst que acertou a trave e bateu no chão. No rebote, o zagueiro Hottges mandou para escanteio. Os ingleses pediram gol e o árbitro precisou consultar o auxiliar, gol confirmado. A polêmica continuou quando aos 15 minutos do 2º tempo de prorrogação, Hurst aproveitou a invasão de campo e marcou o quarto gol.
As polêmicas da Copa do Mundo de 1966 continuam até os dias atuais, o gol fantasma de Hurst continua envolvendo os debates esportivos em época de Mundial.
Comments