top of page

Copa do Mundo: Garrincha brilha e Brasil leva o bicampeonato em 1962

Após oito anos sem sediar uma Copa do Mundo, a América do Sul foi escolhida para receber a competição em 1962. Na disputa entre Argentina e Chile, os chilenos tiveram o apoio do filho de Carlos Dittborn Pinto, filho do diplomata e com isso, 32 dos 56 países membros votaram no Chile.


Defendendo o título, o Brasil teve novidades no comando técnico: Aymoré Moreira. A trajetória da Seleção Brasileira iniciou no grupo 3 - ao lado da Tchecoslováquia, México e Espanha. Na estreia, uma vitória por 2 a 0 diante dos mexicanos com gols de Zagallo e Pelé. Porém, na segunda partida, o Brasil teve um desfalque importante: Pelé sofreu uma contusão. Em campo, um empate sem gols contra os tchecos. Já no terceiro confronto, mais um resultado positivo: Amarildo balançou as redes duas vezes contra os espanhóis, fazendo o Brasil vencer por 2 a 1.


Com a classificação encaminhada, a seleção de Moreira encontrou a Inglaterra nas quartas de final. Sem Pelé, a estrela da Copa era Garrincha que marcou dois dos três gols na vitória por 3 a 1 contra os ingleses. O desempenho em campo, os passes e os gols marcados chamaram a atenção e os jornais chilenos traziam manchetes como o de El Mercurio. "Garrincha: de que planeta vienes?"


O protagonismo de Garrincha e a a sua importância dentro de campo ficaram evidentes na semifinal enfrentando os anfitriões. Aos nove minutos, Garrincha abriu o placar e aos 32 aumentou a vantagem brasileira. O Chile descontou com Toro, ainda no primeiro tempo. Mas aos 47 minutos, Vavá ampliou: Brasil 3 x 1 Chile. No segundo tempo, os donos da casa balançaram as redes com Sánchez - depois de cobrar um pênalti. O gol marcado e a possibilidade de empate fez os chilenos levarem perigo ao gol defendido por Gilmar. Aos 78 minutos, Vavá decretou o placar final: Brasil 4 x 2 Chile. A Seleção Brasileira estava em mais um final da Copa do Mundo.


17 de junho, estádio Nacional de Chile, Brasil e Tchecoslováquia. Quase 69 mil pessoas assistiram Masopust abrir o placar para os tchecos. O resultado não permaneceu o mesmo por muito tempo, Amarildo empatou aos 17. No segundo tempo, veio a virada brasileiro com Zito e aos 79, Vavá deixou a sua marca.


O Brasil conquistava o seu segundo título na Copa do Mundo.

Comments


Futebol por Elas

  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • LinkedIn
  • YouTube

©2024 por Futebol por Elas. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page