Copa do Mundo: festa na Alemanha em 1974
- Kaliandra Alves Dias
- 7 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
A Copa do Mundo de 1974 foi realizada na Alemanha Ocidental e, para receber a maior competição realizada pela Fifa, o país construiu um dos nove estádios utilizados: o Westfalenstadion, de Dortmund. As cidades-sede foram Berlim Ocidental, Dortmund, Düsseldorf, Frankfur, Gelsenkirchen, Hamburgo, Hannover, Hamburgo e Stuttgart.
A Alemanha Ocidental integrou o grupo A ao lado da Alemanha Oriental, Chile e Austrália. A estreia dos alemães ocidentais aconteceu no estádio Olímpico de Berlim. Mais de 81 mil torcedores vibraram ao assistir o gol marcado por Paul Breitner, que decretou a vitória dos anfitriões por 1 a 0. Na segunda rodada, voltaram a conquistar os três pontos diante da Austrália - Wolfgang Overath, Bernhard Cullmann e Gerd Müller marcaram os gols.
Já a última rodada da fase de grupos fez o mundo parar: Alemanha Ocidental x Alemanha Oriental se enfrentaram no estádio Volksparkstadion, em Hamburgo. O duelo valia mais do que garantir o primeiro colocado do grupo A, ainda iria definir os próximos confrontos. Em campo, a Alemanha Oriental surpreendeu e venceu a partida com gol de Jürgen Sparwasser e garantiu a sua liderança.
Na segunda fase, a Alemanha Ocidental integrou o grupo 2 junto com Polônia, Suécia e Iugoslávia. Jogando em Düsseldorf, venceram a Iugoslávia por 2 a 0, com gols de Paul Breitner e Gerd Müller. Contra a Suécia, uma goleada por 4 a 2 - os suecos abriram o placar com Ralf Edström. A virada alemã veio com Wolfgang Overath e Rainer Bonhof. O empate sueco veio com Roland Sandberg fez 2 a 2. Aos 76 minutos, Jürgen Grabowski virou para a Alemanha Ocidental e de pênalti Uli Hoeneß decretou o placar final. Na última rodada, a vitória por 1 a 0 diante da Polônia deu a classificação alemã à final.

Sensação da Copa e famoso pelo seu Carrossel Holandês, a Holanda foi o adversário da Alemanha na final da Copa do Mundo. Em campo, um duelo acirrado e com talentosos jogadores como Johan Cruyff e Johan Neeskens. Os holandeses abriram o placar aos 2 minutos, após Hoeneß derrubar Cruyff na área. Na cobrança de Neeskens converteu. Aos 25 minutos, mais um pênalti marcado, desta vez, a favor dos alemães. Paul Breitner empatou. Ainda no primeiro tempo houve a virada alemã com Gerd Müller.
A Alemanha conquistava o seu bicampeonato.
Comments