top of page

Copa do Mundo: em meio a Ditadura Militar, Argentina triunfa em 1978

A Argentina foi escolhida como país sede da Copa do Mundo de 1978 no 35º Congresso em Londres - que foi realizado em 6 de julho de 1966. Mas, o que ninguém esperava, incluindo a FIFA, era de que o país iniciaria uma Ditadura Militar em 1976 e a realização da Copa do Mundo em 1978 foi a estratégia utilizada para melhorar a imagem do governo.


A edição contou com mais de 100 seleções participando das eliminatórias. Integrando o grupo A, los hermanos estrearam com uma vitória por 2 a 1 diante da Hungria - Luque e Bertoni marcaram a favor dos anfitriões e Csapó para os húngaros. Na segunda rodada, o placar se repetiu contra os franceses. Passarella de pênalti abriu o placar para os argentinos. Ainda no primeiro tempo, Platini empatou e aos 73 do segundo tempo, Luque decretou o placar final. No último duelo da fase de grupos, a Itália surpreendeu e venceu com gol de Bettega.


Na 2ª fase, a Argentina integrou o grupo B com Brasil, Polônia e Peru. Vencendo os poloneses por 2 a 0; empatando com o Brasil em um jogo sem gols e goleando o Peru por 6 a 0 no último confronto. Com a vaga encaminhada o adversário na grande final seria a Holanda.


Estádio Monumental de Nuñez, 25 de junho. Mais de 71 mil torcedores pintaram as arquibancadas de azul e branco e assistiram a um duelo que se encerrou na prorrogação. A Argentina encaminhava o título graças ao gol marcado por Kempes, aos 37 minutos do 1º tempo. Só não contavam com o empate aos 82 minutos, quando Nanniga silenciou o Monumental.


Na prorrogação, a Argentina virou com Kempes e Bertoni marcou o terceiro gol. Argentina 3 x 1 Holanda. Em casa, a Argentina conquistava o seu primeiro título.

Comments


Futebol por Elas

  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • LinkedIn
  • YouTube

©2024 por Futebol por Elas. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page