Copa do Mundo: em cores, Brasil conquista o tri em 1970
- Kaliandra Alves Dias
- 6 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
A Copa do Mundo de 1970 ficou marcada na história da televisão brasileira. A competição que foi realizada no México teve a sua primeira transmissão com jogos ao vivo e a cores. Além disso, a nona edição ainda foi um marco: pela primeira vez, as seleções poderiam fazer substituições - cada time tinha duas alterações. A edição de 1970 ainda teve a utilização dos cartões amarelo e vermelho.
O México foi o escolhido para receber as Olímpiadas de Tóquio em 1968, ou seja, um dos fatores que fizeram a FIFA sediar a Copa do Mundo, já que haveria uma estrutura para realizar a competição em 1970.
Campeão de 1966, a Inglaterra integrou o grupo 3 junto com Brasil, Romênia e Tchecoslováquia. Já o Brasil mostrou a sua força, estreando com uma goleada por 4 a 1 diante da Tchecoslováquia - Rivelino, Pelé e Jairzinho (2) balançaram as redes, enquanto Petrás fez o de honra dos tchecos. No confronto diante dos ingleses, Jairzinho decretou a vitória brasileira. Na última rodada, mais três pontos, desta vez, diante da Romênia por 3 a 2 - Dumitrache e Dembrowski marcaram para os romenos e Pelé (2) e Jairzinho para o Brasil.
Nas quartas de final, um duelo sul-americano: Brasil x Peru. Rivelino abriu o placar para a Seleção. Aos 15 minutos, Tostão ampliou. Ainda no primeiro tempo, mais precisamente aos 28 minutos, Gallardo descontou para os peruanos. Já no segundo tempo, Tostão voltou a deixar a sua marca: Brasil 3 x 1 Peru. Aos 70 minutos, Cubillas descontou para o Peru, mas Jairzinho decretou o placar final: Brasil 4 x 2 Peru. Os brasileiros garantiram classificação às quartas.
A semifinal também foi marcada por confronto sul-americano, desta vez, diante do Uruguai. Os uruguaios marcaram o gol com Cubilla aos 19 minutos do 1º tempo. No apagar das luzes, Clodoaldo. O segundo tempo foi marcado pela soberania brasileira em campo. Jairzinho marcou o gol da virada e, novamente, Rivelino deixou a sua marca.
21 de junho de 1970 - mais de 100 mil torcedores foram ao estádio Azteca assistir Brasil x Itália na grande final da Copa do Mundo. Ambas as seleções buscavam o tricampeonato: Brasil havia conquistado seus títulos em 1958 e 1962, enquanto a Itália buscava encerrar um jejum de 32 anos, já que a sua última taça havia sido conquistada em 1938.

Em campo, o Brasil abriu o placar após uma belíssima assistência de Rivelino, que encontrou Pelé. Aos 27 minutos, os italianos chegaram ao gol de empate com Roberto Boninsegna. No segundo tempo, o Brasil mostrou porque merecia o tricampeonato. Gérson marcou o gol da virada após um poderoso chute. O terceiro gol foi marcado por Jairzinho, depois de um passe certeiro de Pelé. O Brasil ainda marcou o quarto gol com Carlos Alberto.
Além de ser a primeira seleção a conquistar o tri, Mário Zagallo se tornou o primeiro a se tornar campeão de um Mundial como jogador (1958 e 1962) e como treinador.
Já Pelé, encerrou a sua carreira com três taças conquistadas.
Comments