top of page

Copa do Mundo: com apoio da torcida, Uruguai conquista primeira edição em 1930

A história da Copa do Mundo de 1930 começou a ser escrita no Congresso Extraordinário da Fifa em julho de 1929, em Barcelona, na Espanha. Bicampeão olímpico, Uruguai foi escolhido a sede da primeira edição do Mundial. Além das medalhas de ouro nas edições de 1924 e 1928, os uruguaios também tiveram o apoio da Fifa - na época, a maior entidade de futebol tinha o interesse em afastar a influência do Comitê Olímpico Internacional (COI). A disputa de uma competição tão importante em solo uruguaio ainda marcou as comemorações do centenário da independência no país.


Domínio sul-americano

Diferente da fórmula de disputa que assistimos atualmente, na primeira edição da Copa do Mundo não houve eliminatórias e com isso, as nações filiadas à Fifa foram convidadas para a competição. Engana-se quem pensa que foi fácil de convencer os europeus a participarem da Copa do Mundo - a dois meses do início, apenas os países sul-americanos haviam confirmado presença.


Com isso coube ao presidente da Fifa, Jules Rimet, anunciar que a entidade e o país sede pagariam todos os custos, já que na época as viagens de navio eram caras e o futebol ainda era amador. Com o anuncio Bélgica, França, Iugoslávia e Romênia participaram da Copa ao lado de Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Estados Unidos, Peru, México e Uruguai.


O caminho da Celeste Olímpica

O Estádio Centenário foi construído especialmente para a Copa do Mundo. Com o atraso nas obras, a estreia dos uruguaios aconteceu apenas no dia 17 de julho, quando venceu o Peru por 1 a 0. Já no duelo diante da Romênia, uma sonora goleada por 4 a 0 e a classificação à próxima fase da competição.


Na semifinal, mais uma goleada diante da Iugoslávia por 6 a 1 - Dorde Vujadinovic abriu o placar para a seleção iugoslava no começo da partida. O empate uruguaio não demorou para sair. Pedro Cea marcou o gol de empate e Anselmo da virada. No segundo tempo, Anselmo voltou a balançar as redes, Iriarte também fez a festa da torcida e, novamente, Pedro Cea encerrou a goleada por 6 a 1.


A final da Copa do Mundo de 1930 foi disputada entre Argentina e Uruguai - o duelo entre as seleções não era novidade, ambas haviam disputado a final da Olímpiada de 1928, em Amsterdã, onde o Uruguai saiu vitorioso do confronto.


Duas bolas e uma final eletrizante

Conmebol | divulgação

A decisão da Copa do Mundo foi realizada em 30 de de julho no Estádio Centenário. Mais de 90 mil torcedores assistiram a uma final de reviravolta. Antes do apito oficial, a Argentina escolheu a bola que seria utilizada no primeiro tempo de jogo, enquanto os uruguaios optaram por um modelo diferente para os 45 minutos finais.


Quando o árbitro belga John Langenus iniciou a partida, os uruguaios mostraram que iriam lutar pelo título até o fim. Aos 12 minutos, Pablo Dorado abriu o placar para os anfitriões. A vantagem celeste não durou muito, depois de oito minutos, Carlos Peucelle marcou o gol de empate e a virada argentina veio aos 37 minutos com Guillermo Stábile.


O Uruguai lutava contra o relógio e quase assistiu a Argentina ampliar o placar no começo do 2º tempo. No rápido contra-ataque, Cea deixou o placar igual: Uruguai 2 x 2 Argentina. A força das arquibancadas fortaleceu a Celeste que voltou a crescer na partida e não deu espaço para os hermanos.


A virada veio com Iriarte e aos 89 minutos do segundo tempo Héctor Castro marcou o quarto gol da seleção uruguaia. O Uruguai voltava a vencer a Argentina e desta vez se consagraria campeão da Copa do Mundo de 1930.


Curiosidades

- O primeiro pênalti marcado na história da competição aconteceu no duelo entre França x Chile - na cobrança de Carlos Vidal, o goleiro francês Alex Thépot defendeu a cobrança;

- O primeiro gol da edição foi marcado pelo centroavante francês Lucien Laurent na goleada por 4 a 1 diante do México;

- Guillermo Stábile marcou o primeiro hat-trick da Copa do Mundo - na ocasião a Argentina venceu o México por 6 a 3.

Comentários


Futebol por Elas

  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • LinkedIn
  • YouTube

©2024 por Futebol por Elas. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page