Copa do Mundo: após 24 anos, Brasil conquista tetra em 1994
- Kaliandra Alves Dias
- 12 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
Com a experiência de Taffarel e o brilhantismo de Romário, o Brasil conquistou o seu tetracampeonato na Copa do Mundo em 1994. Realizada, pela primeira vez, em solo americano, o Mundial foi a primeira edição que teve o seu campeão conhecido nos pênaltis.
Integrando o grupo B com Suécia, Rússia e Camarões, Romário e Raí comandaram a vitória brasileira diante dos russos por 2 a 0. Diante dos camaroneses, mais uma conquista por 3 a 0 - com gols de Romário, Márcio Santos e Bebeto. Com a classificação encaminhada, os brasileiros encerraram a fase de grupos com um empate em 1 a 1 diante da Suécia.
Nas oitavas de final, os anfitriões foi o adversário da Seleção comandada por Carlos Alberto Parreira. Jogando no Stanford Stadium, Bebeto deu a vitória brasileira aos 72 minutos de jogo. Nas quartas de final, o confronto foi diante da Holanda. Com um primeiro tempo sem gols, Romário abriu o placar na segunda etapa. A vantagem no placa não durou muito, o empate holandês veio com Bergkamp. Aos 63, Bebeto desempatou, mas aos 76, Winter voltou a empatar. A vitória foi decretada aos 81 minutos, com Branco. A vitória por 3 a 2 colocou o Brasil na semifinal.
Na semifinal, a Seleção enfrentou a Suécia. Enquanto a Itália recebia, no mesmo horário, a Bulgária. Aos 80 minutos, o destaque brasileiro na Copa, Romário marcou o gol em um cabeceio o mortal: após 24 anos, o Brasil estava em mais uma final de Copa do Mundo.

Itália e Brasil se enfrentaram no estádio Rose Bowl em Pasadena. Tanto os italianos quanto os brasileiros buscavam o tetra na competição - ingrediente que trouxe mais emoção para a partida que foi finalizada sem gols marcados, assim como a sua prorrogação. Com isso, a decisão foi para as penalidades. Após a cobrança de nove penalidades, os torcedores assistiram Baggio isolar a sua cobrança - o Brasil conquistava o seu tetra ao vencer os italianos por 3 a 2.
Comments