Copa do Mundo: ao estilo francês, anfitriões levam a taça em 1998
- Kaliandra Alves Dias
- 13 de nov. de 2022
- 1 min de leitura
França e Marrocos estavam na disputa para receber a 16ª edição da Copa do Mundo de 1998. Os franceses levaram a melhor e, para receber a competição mais importante do futebol, dez estádios foram palcos das 62 partidas até a decisão: Stade de France, Vélodrame, Parc des Princes, Gerland, Félix Bollaert, Stade de la Beaujoire, Geoffroy-Guicard, Stadium Municipal, Lescure e Stade de la Mosson.
Enfrentando a Dinamarca, África do Sul e Arábia Saudita, a França liderou o grupo C, vencendo as três partidas: os africanos por 3 a 0; a Arábia por 4 a 0 e os dinamarqueses por 2 a 1. Nas oitavas de final um confronto europeu x sul-americano. Com gol de Blanc, os anfitriões venceram o Paraguai e se classificaram.
No chaveamento o confronto colocou os italianos no caminho francês. Atuando no estádio Félix Bollaert, a decisão foi para a prorrogação e com o placar zerado, na disputa de pênaltis deu França por 4 a 3. Na semifinal, a vitória por 2 a 1 foi diante da Croácia.

Stade de France: Brasil x França. Enquanto a Seleção buscava o seu penta, os franceses desejavam marcar o seu nome na história da competição e ser mais uma seleção a ganhar com o apoio de sua torcida.
Em campo, uma França convincente e com seu ataque mortal. Aos 27 minutos, Zinedine Zidane abriu o placar. E, ainda no primeiro tempo, nos acréscimos voltou a ampliar. Com a taça em uma mão, no segundo tempo, Petit marcou o terceiro: a França conquistava a Copa do Mundo pela primeira vez!
Comments