Copa do Mundo: Alemanha desbanca favorito e conquista a taça em 1954
- Kaliandra Alves Dias
- 2 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
O solo suíço foi o escolhido para receber a quinta edição da Copa do Mundo em 1954. A definição aconteceu devido as comemorações do cinquentenário da FIFA - cuja sua sede fica em Zurique. Além disso, o país foi um dos poucos afetados pela Segunda Guerra Mundial.
Além da edição ter tido 38 países inscritos, o Mundial de 54 foi histórica: foi a primeira vez que os jogadores entraram em campo com as camisas numeradas e a competição foi transmitida pela televisão. Ainda teve a maior média de gols por partida 5,38 com 140 gols marcados em 26 jogos.
Goleadas e decepções
A Alemanha integrou o grupo 2 ao lado de Hungria, Turquia e Coreia do Sul. A estreia da Die Mannschaft foi diante da Turquia e com uma sonora goleada por 4 a 1. Mesmo com o resultado, os alemães não eram os favoritos de seu grupo, já que a Hungria de Ferenc Puskás enchia os olhos dos adeptos ao futebol. Confirmando o favoritismo, os húngaros venceram os alemães por 8 a 3 - destaque para o atacante Sandor Kocsis que marcou quatro gols na partida e foi o artilheiro da Copa com 11 gols.
Mesmo com os resultados negativos, os alemães garantiram a classificação após vencer a Turquia em uma partida extra pelo placar de 7 a 2.
Nas quartas de final, o adversário foi a Iugoslávia e obtiveram a vitória por 2 a 0 - com gols de Horvart e Rahn. Na semi, a Áustria conheceu a força alemã e foi goleada por 6 a 1 - Probst marcou o gol de honra austríaco, enquanto Schäfer, Morlock, F. Walter (2) e O. Walter (2) balançaram as redes.

Na grande final, a Die Mannschaft reencontrou a Hungria de Puskás. O estádio Wankdorf, em Berna, recebeu mais de 60 mil torcedores. Aos seis minutos do primeiro tempo, Puskás colocou a Hungria na vantagem, porém, o placar não se manteve por muito tempo. Os húngaros voltaram a balançar as redes com Czibor. A Alemanha descontou com Morlock e empatou com Rahn. No apagar das luzes, aos 84 minutos, Rahn marcou o gol da vitória e do título. Alemanha 3 x 2 Hungria.
Comentários