top of page

Copa de 2011: o ano que o Japão entrou para história das campeãs

Com uma linda história no futebol feminino, o dia 17 de julho de 2011 será eternamente memorável para torcida japonesa, que se consolidou como o primeiro time asiático a vencer a Copa do Mundo feminina.


Historicamente, a seleção feminina do Japão derrotou o Estados Unidos, nos pênaltis, na Alemanha, país sede do torneio em 2011. Devido ao retrospecto das americanas, o favoritismo para levantar o caneco eram delas, e nesse cenário as asiáticas com medo do que viria decidiram jogar estrategicamente um jogo criativo de passes, que entrou para história do futebol feminino de clássicos entusiastas de assistir, e que fez com que o time japonês levasse a partida para o empate, ao Sawa marcar o segundo gol faltando três minutos de prorrogação para partida acabar, levando a decisão para penalidade.


 Na decisão dos pênaltis, o destaque foi a goleira do Japão, Kaihori, que defendeu duas cobranças dos Estados Unidos. Assim como a jogadora Saki Kumagi, que na quarta cobrança do time asiático garantiu a maior conquista do país no futebol.


No retrospecto da Copa do Mundo em 2011, o Japão derrotou a Nova Zelândia por 2 a 1 no jogo de estreia. Na sequência, venceu por 4 a 0 o México, já na última partida da fase de grupos, perdeu para Inglaterra, por 2 a 0, mas se classificaram na vice-liderança do grupo B, com seis pontos.


No mata-mata das quartas de final, o Japão venceu a Alemanha por 1 a 0, e na semifinal as asiáticas bateram outra favorita, a Suécia por 3 a 1.


Como as japonesas se fortaleceram para vencer de grandes times?

O Japão já vinha treinando e se qualificando em busca de trazer um caneco para o país, mas muitos obstáculos refletiam em seus percursos. Curiosamente, para o torneio de 2011 a força do time foi o grande terremoto que o país sofreu no dia 11 de março, o maior desastre que o país sofreu trouxe muitos estragos, destruindo famílias e casas.


Neste cenário de crise nacional, o time asiático refletiu e foi para Alemanha com a força de reconstruir a região afetada, e levou como incentivo para o torneio levar energias positivas. Importante destacar que na época o futebol feminino não tinha a popularidade que tem hoje.


Outra curiosidade da seleção feminina japonesa é o apelido “Nadeshiko”, derivado do termo - “yamato nadeshiko" - que significa o protótipo de beleza feminina japonesa.


escrito por: Bianca Lodi

Comments


Futebol por Elas

  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • LinkedIn
  • YouTube

©2024 por Futebol por Elas. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page