Copa de 1991: primeira competição oficial, Estados Unidos faz história
- Kaliandra Alves Dias
- 10 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
Com a participação de 12 seleções, a Copa do Mundo Feminina de 1991 foi um marco para a modalidade. Além de ser a primeira edição reconhecida e realizada pela Fifa, a competição teve a presença de seis árbitras feminina. As 26 partidas foram realizadas em Tianhe, Panyu, Yuexiu, Foshan, Jiangmen e Zhongshan na China.
Os Estados Unidos conquistaram o título inédito do Mundial ao vencer a Noruega por 2 a 1. Na fase de grupos, a trajetória das americanas iniciou no grupo B ao lado de Suécia, Brasil e Japão. Nos três duelos realizados, as estadunidenses conquistaram seis pontos, vencendo a Suécia por 3 a 2; o Brasil por 5 a 0 e o Japão por 3 a 0.
Com a classificação às quartas de final, mais uma goleada, desta vez diante da Taipé Chinês por 7 a 0.
No confronto da semifinal, as americanas confirmaram o favoritismo e a invencibilidade ao balançar as redes em cinco oportunidades contra as alemãs, que marcaram apenas dois.

A primeira final da Copa do Mundo feminina foi entre Estados Unidos e Noruega. Fora do campo, uma rivalidade que foi revelada anos após a decisão por Michelle Akers. "Odiávamos a Noruega. Elas eram boas, duronas, maliciosas e ainda provocavam". Em campo, as norueguesas marcaram seu gol com Linda Medalen, mas foi a estrela de Akers brilhou mais alto e a atacante marcou os dois gols no duelo - consagrando a seleção estadunidense no cenário mundial do futebol feminino.
Além de ser autora dos gols que deram aos EUA o título inédito, Akers ainda recebeu a bola de prata e a chuteira de ouro por ser artilheira - com 10 gols marcados.
Comments