Champions League: o triunfo europeu do Liverpool em 1977
- Kaliandra Alves Dias
- 1 de jan.
- 2 min de leitura
A 22ª edição da Taça dos Campeões da temporada 1976-77 marcou a consagração de um novo campeão: o Liverpool. Pela primeira vez, os Reds levantaram o troféu mais cobiçado do futebol europeu. A caminhada começou contra o Crusaders, da Irlanda do Norte. No Anfield, o time inglês venceu por 2 a 0, com gols de Neal e Toshack. Na partida de volta, o Liverpool não tomou conhecimento do adversário e aplicou uma goleada de 5 a 0, com gols de Keegan, Johnson (2), McDermott e Heighway.
Na segunda fase, os ingleses enfrentaram o Trabzonspor, da Turquia. No jogo de ida, fora de casa, os turcos venceram por 1 a 0, com gol de Usta. Mas em Anfield, o Liverpool reagiu com autoridade e venceu por 3 a 0 — Heighway, Johnson e Keegan marcaram os gols da virada na eliminatória.
Nas quartas de final, o desafio era o Saint-Étienne, da França, que venceu o primeiro confronto por 1 a 0, com gol de Batheway. No jogo de volta, o Anfield se transformou em um caldeirão, e o Liverpool virou o confronto com gols de Keegan, Kennedy e Fairclough, garantindo um lugar nas semifinais.
Comandado por Bob Paisley, o Liverpool estava a dois jogos de realizar o sonho europeu. O adversário da semifinal foi o Zurique. Na Suíça, vitória por 3 a 1. Na Inglaterra, nova exibição de gala: 3 a 0, selando a vaga na grande final.
A decisão foi marcada para o dia 25 de maio de 1977, no Estádio Olímpico de Roma, contra o Borussia Mönchengladbach. Mais de 50 mil torcedores lotaram as arquibancadas. McDermott abriu o placar para o Liverpool, mas os alemães empataram com Simonsen ainda no primeiro tempo.
Na segunda etapa, Smith recolocou os ingleses em vantagem. O Borussia pressionava, mas o Liverpool resistia bem. Aos 83 minutos, um pênalti foi assinalado para os Reds. Phil Neal, autor do primeiro gol da equipe na competição, assumiu a responsabilidade e converteu com frieza, fechando o placar em 3 a 1.
Com a vitória, o Liverpool conquistava sua primeira Taça dos Campeões da Europa, iniciando uma era dourada do clube no cenário continental — e dando início a uma hegemonia inglesa na competição.
Comments