Champions League: o início da era dourada do Ajax na Europa em 1971
- Futebol por Elas
- 26 de dez. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de abr.
O início da década de 1970 foi marcado pelo domínio holandês no futebol europeu. Após o Feyenoord conquistar a Taça dos Clubes Campeões Europeus na temporada 1969–70, foi a vez do Ajax assumir o protagonismo. Em 1970–71, o clube de Amsterdã conquistou o primeiro de seus três títulos consecutivos na principal competição do continente.
A campanha do Ajax começou em setembro de 1970, enfrentando o Tirana, da Albânia. No jogo de ida, o empate por 2 a 2 fora de casa teve gols de Kazanxhi e Ceco para os albaneses, enquanto Suurbier marcou duas vezes para os holandeses. No jogo de volta, Keizer e Swart garantiram a vitória e a classificação para a fase seguinte.
Na segunda eliminatória, o adversário foi o Basel, da Suíça. O Ajax não teve dificuldades: venceu o primeiro confronto por 3 a 0 com gols de Keizer, Van Dijk e Hulshoff. Na partida de volta, mesmo saindo atrás com gol de Odermatt, o Ajax virou com Rijnders e Neeskens, confirmando a vaga nas quartas de final.
Na próxima fase, o desafio foi contra o tradicional Celtic, campeão europeu em 1967. No jogo de ida, o Ajax construiu uma vantagem sólida com gols de Cruyff, Hulshoff e Keizer, vencendo por 3 a 0. Apesar da derrota por 1 a 0 em Glasgow, com gol de Johnstone, os holandeses avançaram à semifinal.
O adversário da semifinal foi o Atlético de Madrid. Os espanhóis venceram o jogo de ida por 1 a 0, com gol de Inrureta, mas o Ajax reverteu o placar na volta com autoridade: Keizer, Suurbier e Neeskens marcaram e garantiram o clube na grande decisão.
A final
No dia 2 de junho de 1971, o lendário Estádio de Wembley, em Londres, foi palco da final entre Ajax e Panathinaikos — o primeiro clube grego a chegar a uma decisão europeia. Com gols de Van Dijk e Haan, o Ajax venceu por 2 a 0 e conquistou seu primeiro título da Taça dos Campeões.
A vitória marcaria o início de uma era dourada para o clube holandês, que dominaria o futebol europeu nos anos seguintes sob a genialidade de Johan Cruyff e a filosofia do "futebol total".
escrito por Ritieli Moura
Comments