top of page

Champions League: o bicampeonato da realeza em 1957

O palco para a final da segunda edição da Taça dos Campeões foi o Estádio Santiago Bernabéu. Foi em casa que o Real Madrid levantou a cobiçada taça, no dia 30 de maio de 1957, após derrotar a ACF Fiorentina pelo placar de 2 a 0.


Dessa vez, a Taça dos Campeões contou com 22 clubes, sendo o Manchester United o primeiro clube inglês a participar da competição, indo contra a decisão da Liga Inglesa, que alegava que o torneio era uma distração para os campeonatos locais. O Athletic Bilbao foi o segundo clube espanhol a participar da competição.


O início da disputa

A segunda edição da Taça dos Campeões 56-57 teve início no dia 1º de agosto de 1956. O Real Madrid não participou da fase inicial por ser o atual campeão. Destaque para partidas como Athletic Bilbao contra Porto, em que os portugueses foram eliminados, e uma das maiores goleadas da história da competição: os 10 a 0 do Manchester United sobre o R.S.C. Anderlecht, da Bélgica.


Na segunda fase, o Real Madrid enfrentou o clube austríaco SK Rapid Viena. No primeiro jogo, venceu por 4 a 2, e no jogo de volta, disputado na casa dos merengues, o placar foi 3 a 1. Na partida extra, para decidir quem avançaria, o Real Madrid venceu por 2 a 0, com gols de Joseíto e Kopa.


Nas quartas de final, o Real Madrid jogou contra o Nice, da França, com dois jogos relativamente tranquilos. Na ida, venceu por 3 a 0, com gols de Joseíto e Mateos (2). Na volta, a vitória foi por 3 a 2, com gols de Joseíto e Di Stéfano (2).


O Real Madrid enfrentou o Manchester United nas semifinais. O primeiro jogo do clássico aconteceu no Santiago Bernabéu, com vitória dos blancos por 3 a 1, com gols de Rial, Di Stéfano e Mateos. No jogo de volta, no Estádio Old Trafford, o placar terminou empatado em 2 a 2, com gols de Rial e Kopa para o Real Madrid.


Real Madrid x Fiorentina

Com cerca de 124 mil espectadores, o Santiago Bernabéu foi o palco da grande final da segunda edição da Taça dos Campeões, entre Real Madrid e Fiorentina, da Itália. O primeiro tempo foi bem equilibrado, com os merengues buscando trocas rápidas de passe, enquanto a Fiorentina apresentava uma defesa sólida. O Real Madrid levou perigo com Di Stéfano, enquanto a Fiorentina investia em jogadas rápidas pela direita, comandadas pelo ídolo brasileiro Julinho, destaque da equipe.


No segundo tempo, o placar seguia 0 a 0 até os 70 minutos, quando Mateos, em uma jogada no meio de dois zagueiros da Fiorentina, foi tocado por trás e caiu na área.


O árbitro marcou pênalti. Di Stéfano cobrou com precisão, abrindo o placar para o Real Madrid: 1 a 0. A Fiorentina avançou em busca do empate, mas, aos 76 minutos, após uma jogada de velocidade e um confronto físico ombro a ombro com o zagueiro adversário, Gento ficou à frente e marcou o segundo gol, selando a vitória merengue.


Muñoz ergueu a Taça dos Campeões, enquanto os torcedores balançavam sem parar seus lenços brancos. Assim, o Real Madrid dava início ao seu caminho de triunfos no futebol internacional.


escrito por Giselly Horta

Commentaires


Futebol por Elas

  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • LinkedIn
  • YouTube

©2024 por Futebol por Elas. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page