top of page

Champions League: Milan, o time dos sonhos, de 1990

Após conquistar o tricampeonato da Taça dos Campeões Europeus, o Milan ultrapassava a rival Internazionale em títulos continentais e assumia a liderança entre os clubes italianos na principal competição da Europa. Mas os rossoneros queriam mais. E conseguiram. Em 1990, com um elenco estelar e futebol de alto nível, o clube conquistou o tetracampeonato europeu, vencendo o Benfica na grande final em Viena, Áustria.


A trajetória rumo ao título começou diante do HJK Helsinki, da Finlândia, superado com tranquilidade. Na fase seguinte, um velho conhecido: o poderoso Real Madrid. O Milan venceu o jogo de ida por 2 a 0 e, mesmo sendo derrotado por 1 a 0 na volta, avançou às quartas de final.


Lá, enfrentou o Mechelen, da Bélgica, em dois confrontos duríssimos. No primeiro jogo, empate sem gols, graças a uma atuação espetacular do goleiro Michel Preud’homme. O mesmo placar se repetiu no San Siro, levando a decisão para a prorrogação. Com a força da torcida e nervos de aço, o Milan marcou 2 a 0 e garantiu a vaga na semifinal.


O próximo obstáculo era o Bayern München, também tricampeão europeu. Em Milão, vitória por 1 a 0 para os italianos. Na partida de volta, em Munique, os alemães devolveram o placar no tempo normal e marcaram mais uma vez na prorrogação. Mas o gol de Marco van Basten, fora de casa, foi decisivo: pelo critério do gol qualificado, o Milan avançou à final.


A final foi contra o Benfica, no Ernst-Happel Stadion, em Viena. A zaga portuguesa, formada pelos brasileiros Ricardo Gomes e Aldair, ofereceu grande resistência ao ataque milanês. Mas no segundo tempo, o meio-campista Frank Rijkaard fez história: arrancou do meio-campo e, com frieza, tocou na saída do goleiro para marcar o gol do título.


Com a vitória por 1 a 0, o Milan se tornava tetracampeão europeu, participando de sua segunda final consecutiva e confirmando o status de “time dos sonhos” sob o comando de Arrigo Sacchi.


Pouco tempo depois, o Milan foi ao Japão disputar a Copa Intercontinental contra o Olimpia, do Paraguai. Em mais uma atuação impecável, os italianos venceram por 3 a 0, conquistando seu terceiro título mundial e tornando-se o primeiro clube europeu a alcançar tal feito.


Com um futebol moderno, um elenco repleto de estrelas e um comando técnico visionário, aquele Milan entrou para a história como um dos maiores times de todos os tempos.

Comments


Futebol por Elas

  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • LinkedIn
  • YouTube

©2024 por Futebol por Elas. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page