Cerimônia e vitória do Equador marcam primeiro dia de Copa
- Kaliandra Alves Dias
- 20 de nov. de 2022
- 3 min de leitura
É oficial: a Copa do Mundo 2022 começou neste domingo (20). O estádio Al Bayt foi o palco escolhido para a cerimônia de abertura e da vitória equatoriana por 2 a 0 diante do Catar - Enner Valencia balançou as redes duas vezes.
Invicto há oito jogos, o Equador abriu o placar aos dois minutos de jogo - após uma rápida cobrança de falta cobrada na intermediária, o goleiro Al-Sheeb saiu da pequena área, a bola sobrou para Enner Valencia que cabeceou. Porém, na revisão do VAR, o gol foi anulado devido ao impedimento do camisa 13.
O Catar tentou se impor e armar o contra-ataque, mas voltou a assistir a mais uma chance desperdiçada pelo Equador, fazendo o goleiro fazer uma bela defesa. Aos 14 minutos, o árbitro marcou pênalti a favor dos equatorianos, depois de Valencia ser derrubado na grande área. Valencia chamou a responsabilidade na cobrança e com muita tranquilidade, ampliou o placar: Catar 0 x 2 Equador.
No segundo tempo, o Equador voltou com força máxima e teve a sua primeira chance de marcar o terceiro gol com menos de um minuto de jogo. Perdido em campo, o Catar levou perigo aos 7 minutos, quando o atacante Almoez Ali tentou o cabeceio, mas o bandeira assinalou impedimento. A resposta dos sul-americanos veio com Ibarra que, de canhota, arriscou o chute, obrigando o goleiro catari a espalmar.
Buscando descontar o placar, os anfitriões levaram perigo com Hassim que cruzou e encontrou Pedro Miguel que buscou o cabeceio, sem perigo para o goleiro Galíndez. Aos 40 minutos, Muntari quase marcou um golaço para o Catar. O atacante recebeu na entrada da grande área e arriscou o chute - a bola passou sobre o gol equatoriano.
Nesta segunda-feira (21), três jogos serão realizados:
Inglaterra x Irã (10h)
Senegal x Holanda (13)
Estados Unidos x País de Gales (16)
A FIFA ainda informou que os torcedores podem assistir de forma gratuita os jogos da competição no site.
Cerimônia de abertura
Com projeções e show pirotécnico, a cerimônia de abertura da Copa do Mundo iniciou com o discurso do Emir do Catar, Tamin bin Hamad al-Thani. O líder destacou o investimento para que o país pudesse receber os torcedores.
“Com a benção de Deus, recebemos a todos no Catar. Investimos muito para que todos venham ao país. Que beleza juntar toda essa diversidade aqui”, disse o Emir.
Assim como em todas as cerimonias, o jogador escolhido para mostrar a taça foi Marcel Desailly, zagueiro da França e campeão da Copa de 1988.

Sob as luzes apagadas, um vídeo foi mostrado aos torcedores que estavam presentes no Al Bayt - enquanto as imagens mostravam um tubarão baleia nadando em direção ao estádio, o ator Morgan Freeman realizou um discurso inclusivo ao lado do influenciador Ghanim Al Muftah.
"Aquilo que nos une é maior do que aquilo que nos divide. Somos uma grande tribo e a Terra é nossa tenda. Juntos, podemos fazer o chamado para todos se juntarem a nós”
Se os anfitriões tinham o objetivo de ousar na cerimônia, conseguiram. Após a exibição do vídeo, três camelos entraram em campo, tornando-se os primeiros animais vivos a participarem do evento.
Bandeiras, mascotes e músicas que embalaram as Copas
Com 32 bandeiras e camisas das seleções que estão participando da Copa, os artistas relembraram as músicas que embalaram as edições da Copa - entre elas: The cup of life (Ricky Martin), Waka Waka (Shakira). Enquanto as músicas eram tocadas, em campo, os principais mascotes surgiram e em seguida, La'eeb se juntou aos demais.
Para o show de abertura, o cantor Jung Kook da banda BTS e o cantor catari Fahad Al Kubaisi - embaixador oficial da edição de 2022 da Copa, foram os escolhidos. A cerimônia voltou a ser finalizada com mais um discurso de Freeman.
Kommentare