As mascotes das Copas do Mundo feminina
- Kaliandra Alves Dias
- 9 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
Elas são destaques nas Copas do Mundo. Além de encantar os torcedores, as mascotes escolhidas para representar os países sede têm elementos simbólicos. A expressão mais brava foi colocada para escanteio e os mascotes ganharam feições e apelidos carinhosos. Os mascotes são utilizados no Mundial desde 2011.
Karla Kick, a primeira mascote da história
Disputada pela primeira vez na Alemanha, a Copa do Mundo Feminina de 2011, a gata Karla foi escolhida para representar a alegria, graça e atletismo - como destacou o diretor de Marketing da Fifa, Thierry Weil, em 2010.
Com o nome do país escrito em uma camisa branca, Karla trajou um calção preto, meias brancas e sapatos com as cores da Alemanha.
Shuéme, a simpática coruja canadense
Em 2015, o Canadá fez a sua estreia como país sede do Mundial. A escolha da mascote não poderia ser diferente: uma simpática coruja do ártico, símbolo do país, que é encontrada nas regiões geladas dos Estados Unidos, Canadá e Ártico.
O nome escolhido foi Shuéme - que significa coruja em francês (chouette).
A geração francesa no mundo dos mascotes
A França foi escolhida para sediar a Copa do Mundo em 2019. E por isso, os franceses deram continuidade a uma história peculiar: a mascote da competição feminina seria filha ilustre de outro mascote: Footix - o escolhido para representar o país na edição masculina da Copa do Mundo.
"Apaixonada pela vida e pelo futebol". Foi com essa frase que a Fifa anunciou Ettie, uma pintinha que arrancou suspiros dos torcedores.
Tazuni, uma adolescente cheia de energia

A mascote da Copa do Mundo de 2023 é uma adolescente de 15 anos que também é jogadora, atuando no meio-campo e que se apaixonou por futebol a partir do dia em que jogou pela primeira vez na praia com um grupo de crianças: Tazuni.
O seu nome foi escolhido por ser uma união das palavras “Mar da Tasmânia” (Tasman Sea, em inglês) e “unidade". A pinguim Tazuni tem um tufo azul de cabelo e inspiração na espécie “Eudyptula minor”, representando a região anfitriã do torneio.
E aí, conta para nós: qual é o seu mascote favorito?
Comments