top of page

Ainda resta tempo para Neymar?

Atualizado: 19 de mar. de 2024

Desde que foi revelado no futebol, o atacante Neymar acumula diversas polêmicas que envolvem o seu comportamento dentro e fora dos gramados. Recentemente, o atacante foi exposto nas redes sociais após trair a namorada Bruna Biancardi (grávida de Mavie, sua primeira filha). Além disso, o jogador também terá que pagar uma multa milionária no valor de R$16 milhões após ter promovido uma obra que promoveu o desmatamento e desvio de rio para construir um lado artificial.


Pela cabeça do torcedor fica sempre o questionamento: ainda resta tempo para Neymar provar tudo o que gerou de expectativas? Ou será mais um jogador que lembraremos, com pesar, que poderia ter sido o maior se tivesse outras atitudes?


A festa em plena pandemia

Enquanto o Brasil vivenciava as restrições sanitárias devido a pandemia de Covid-19, Neymar voltou a se envolver em polêmica. Durante a virada de ano de 2020 para 2021, após ter promovido uma festa para mais de 500 pessoas em Mangaratiba, no litoral do Rio de Janeiro. Em sua defesa, o jogador alegou que havia feito um jantar discreto e apenas para a família.


Das lesões a briga com companheiros de time

Quando desembarcou em Paris em agosto de 2017, Neymar foi recepcionado como uma grande estrela do futebol. Do anúncio promissor na Torre Eiffel e a contratação mais cara da história, passaram despercebidas com a imaturidade e as polêmicas que o "menino" Ney se envolveu com seus companheiros de time.


O primeiro episódio aconteceu em 2018 após impedir uma cobrança de pênalti de Cavani, o brasileiro foi vaiado pela própria torcida. Além das lesões no decorrer das temporadas, a torcida parisiense se mostrou descontente e sem paciência com o jogador.


Apesar dos jornais franceses vincularem seu nome como “menino Ney”, o brasileiro já estava se encaminhando para sua fase mais madura, porém parece que a maturidade não havia acompanhado. Diversas suspensões próximas a datas comemorativas (como Carnaval, aniversários e festas), irritaram a torcida e trouxe, como consequência, um afastamento dos brasileiros com seu principal jogador de futebol. Um destes episódios aconteceu em 2019, quando o PSG liberou Ney para concluir o seu tratamento no Brasil, porém, o jogador foi presença constante no Carnaval - participando das festividades e Salvador quanto na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro.


Casos de estupro e assedio sexual

Em 2021, Neymar teve o seu contrato com a Nike rompido após uma funcionária ter revelado que foi vítima de uma agressão sexual ocorrida em 2016.


Já em 2019, Neymar foi acusado de estupro pela modelo Najila Trindade. Ela chegou a registrar boletim de ocorrência afirmando que o jogador teria cometido o crime em 15 de maio, em um hotel localizado em Paris. Após a conclusão do inquérito, a Polícia Civil de São Paulo decidiu não indiciá-lo.


'Piscinero' e acusação de irregularidades

Destaque do Santos e com prêmio de revelação do Campeonato Paulista, Neymar também foi destaque em todos os campeonatos que disputou (Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores).

Após grande passagem pelo Santos, migrar para a Europa era iminente. Neymar já havia recebido diversas propostas e sondagens durante os anos anteriores, eis que chegavam à sua mesa duas propostas: Real Madrid e Barcelona. E foi aí que as grandes polêmicas de sua vida começaram.


Neymar havia se comprometido em assinar com o Barcelona ainda em 2011, e um vice-presidente do clube catalão afirmou que o jogador recebeu 10 milhões de euros para tal compromisso. Porém, não foi somente por isto que sua transferência foi envolta de problemas. O clube espanhol passou por um processo de investigação na transferência do brasileiro, pois, os números divulgados estavam longe de serem os números verdadeiros.


Em campo, a torcida catalã também reclamava das atitudes de Neymar. Com as tentativas de cavar faltas e pênaltis, o brasileiro recebeu o apelido de "piscinero".


Neste momento, Neymar desfrutava de grande prestígio internacional, considerado o único jogador que poderia desbancar a hegemonia de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo, na corrida pela Ballon D'Or. E tudo indicava de que este seria um caminho natural.


Jogando muito bem e começando a aparecer nas disputas de melhor jogador do mundo, o brasileiro ainda acumulava boas atuações pela Seleção Brasileira. Apesar da boa fase, haviam muitos indícios de que sua carreia extracampo seria de turbulências. Neymar havia tido um longo namoro com Bruna Marquezine e o término foi motivo de muita especulação e polêmicas. Não podemos afirmar que foi de forma amigável, mas o jogador começou a aparecer nas mídias e não somente por conta de seu futebol.


Aos 31 anos, o "menino Ney", não obteve o que se esperava de um jogador de sua qualidade e, até o momento, seu futuro parece muito incerto. Resta saber se o jogador ainda terá tempo de provar ser um dos maiores do futebol, mas a tarefa não será fácil. Uma nova geração está chegando com toda a força e todo o fôlego, e o “adulto Ney” não parece estar apto a concorrer com eles.


foto destaque: Aurelien Meunier – PSG/PSG via Getty Images
escrito por Natália Fontoura

Comments


Futebol por Elas

  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • LinkedIn
  • YouTube

©2024 por Futebol por Elas. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page