top of page

Wilkinson brilha e Nova Zelândia conquista primeira vitória em Copas

Anfitriã da Copa do Mundo feminina, a Nova Zelândia fez história nesta quinta-feira (20). Comandadas por Jitka Klimková, as neozelandesas conquistaram a primeira vitória em Mundiais após vencer a Noruega por 1 a 0 - o único gol da partida foi marcado pela atacante Hannah Wilkinson.


Na próxima rodada, a Nova Zelândia enfrenta Filipinas, no estádio Wellington Regional, na terça-feira (25), às 02h30. Já a Noruega busca a sua primeira vitória diante da Suíça, também na terça-feira, às 5h.


O jogo

O primeiro tempo foi marcado pela pressão imposta pelas anfitriãs, Nova Zelândia. Do outro lado, a corajosa Noruega que, bravamente, se defendeu.


Empolgadas com o apoio da torcida, a Nova Zelândia criou a sua primeira oportunidade aos 4 minutos com Wilkinson, atenta ao lance a zaga norueguesa tentou afastar, porém na recuperação Steinmetz acabou desperdiçando.


A Noruega tentou responder com a sua estreça: Ada Hegerberg. A atacante construiu a jogada de ataque e tentou o cruzamento. Bem posicionada, a goleira Esson espalmou para a pequena área e, em seguida, defendeu em dois tempos. As norueguesas voltaram a levar perigo aos 18 e 19', porém, sem efetividade, as oportunidades pararam na forte marcação imposta pela técnica Hege Riise.


Aos 31 minutos, a Nova Zelândia voltou a levar perigo com Wilkinson na grande área. Atenta ao lance, a goleira Mikalsen defendeu.


Ada Hegerberg, aos 36', aproveitou o cruzamento de Hansen e na tentativa do chute, foi travada por Stott. Sem acréscimos, a árbitra encerrou o duelo aos 45'.


Na segunda etapa, a pressão imposta pelas donas da casa continuou. Aos 2', Jacqui Hand construiu o contra-ataque, em alta velocidade, cruzou e encontrou Wilkinson livre na pequena área. Sem dificuldades, a atacante bateu de primeira, fazendo vibrar os mais de 40 mil torcedores que foram ao estádio.


Buscando o gol de empate, a Noruega teve mudanças em campo. Com a saída da atacante Blakstad para a entrada de Haavi. Aos 13 minutos, a atacante Haavi teve a sua primeira oportunidade. A camisa 20 cruzou na grande área e encontrou Maamum que, na pequena área, mandou para fora.


A Nova Zelândia quase ampliou o placar aos 15 minutos. Em mais uma oportunidade, Wilkinson arriscou de primeira e mandou para fora. Aos 17', a goleira Mikalsen salvou a Noruega.


A treinadora Jitka Klimková fez a primeira substituição na Nova Zelândia aos 24 minutos: retirando a lateral direito Stott para a entrada da, também lateral, Bunge. Aos 28', a segunda substituição da Noruega: sai a volante Maaum para a entrada da meio-campista Boe Risa.


Pressionando a saída de bola da Nova Zelândia, a Noruega quase empatou com Tuva Hansen que, de primeira, acertou o travessão de Esson.


A Nova Zelândia teve a oportunidade de "matar" o jogo aos 42 minutos, quando a árbitra Yoshimi Yamashita foi ao VAR revisar um possível pênalti à favor das anfitriãs. Com a confirmação, Percival foi para a cobrança, acertando o travessão.


A chance desperdiçada foi um combustível para a Noruega que, nos minutos finais dos acréscimos, buscou o gol de empate e viu Hegerberg mandar a direita do gol defendido.


Em clima de final, a comissão técnica das neozelandesas estavam aflitas e aguardando o apito - quando soou o apito final, festa da Nova Zelândia que estreou com uma vitória histórica.


Cerimônia de abertura

A cerimônia de abertura da Copa do Mundo feminina aconteceu na madrugada desta quinta-feira (20), antes da partida entre Nova Zelândia e Noruega, pelo grupo A, no estádio Eden Park, em Auckland. Após a belíssima apresentação que mostrou a cultura dos povos da Oceania, um clipe apresentou as 32 seleções que irão participar da competição.


Em campo, a taça do Mundial recepcionou as seleções da Nova Zelândia e Noruega que, durante a entrada, foram recepcionadas com muitos aplausos pelos torcedores que foram até o estádio acompanhar o primeiro dos 64 duelos da competição.

Comments


Futebol por Elas

  • Instagram
  • Facebook
  • X
  • LinkedIn
  • YouTube

©2024 por Futebol por Elas. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page