Sophia Kleinherne: destemida e gigante
- Ana Luisa Oliveira
- 21 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
Que a Copa do Mundo feminina começou todos já sabemos, mas há uns dias uma peça importante da seleção alemã estampou diversas capas de noticiários graças a um comentário ácido e simples. Sophia Kleinherne, em uma entrevista à revista Playboy, exaltou o futebol feminino e destacou que as mulheres jogam um futebol mais honesto, se comparadas com o masculino, e afirmou não conhecer nenhuma jogadora que fique no chão por dois ou três minutos, como o atacante Neymar.
Apesar de não esperar tamanha repercussão no Brasil, Kleinherne reafirma seu comentário e que sua intenção não foi a de ofender, mas de enfatizar que ali não existem simulações e desvios de atenção nas partidas, mas uma seriedade e responsabilidade fruto de uma luta feminina por mais espaço dentro de um esporte tão machista. Com alguns comentários defendendo o camisa 10 do Paris Saint German, foi possível também encontrar gestos de defesa à fala da alemã.
Essa zagueira destemida, atualmente, defende o Eintracht Frankfurt, mas começou sua carreira profissional no time de base do BSV Ostbevern, e em 2009 migrou para o time juvenil do FSV Gütersloh, chegando a completar o Campeonato Alemão sempre ao topo da tabela. Um pouco depois, em 2014, integrou também as categorias de base da Seleção Alemã, onde é pela chave até hoje.
Aos 23 anos, Sophia brilha junto com milhares de outras mulheres em suas seleções, e vai para a Copa com altas expectativas. Peça chave da técnica Martina Voss-Tecklenburg, ela e suas companheiras buscam um título que fora conquistado pela última vez em 2007, e estreiam no mesmo dia em que as brasileiras entram em campo. O peso da camisa é forte, e esperamos ver Sophia e suas companheiras brilhando em campo, e que ela continue sendo gigante em lutar pela visibilidade do esporte no lado feminino, cheio de grandes estrelas que merecem toda a atenção dos verdadeiros fãs de futebol.
Pela Copa do Mundo, a Alemanha fará a sua estreia na segunda-feira (24), quando enfrenta a seleção marroquina, às 05h30 (horário de Brasília).
Comments