Palmeiras: o time da Libertadores
- Giovannna Maldonado
- 31 de ago. de 2023
- 2 min de leitura
Depois de empatar com o Deportivo Pereira, na noite de quarta-feira (30), mas ter goleado no jogo de ida por 4 a 0, o Palmeiras se classificou, mais uma vez, para a semifinal da Libertadores, totalizando 11 participações.
O Palmeiras vem se mostrando cada vez mais forte na competição, desde sua recente reestruturação. Dentre as 11 semifinais feitas pelo Alviverde, pela primeira vez, o clube faz a quarta seguida, se igualando ao Santos de Pelé como o time brasileiro que mais disputou essa fase do campeonato, alcançado nos anos 60 pelo Alvinegro.
Das últimas quatro semifinais, o Palmeiras avançou em duas, sendo a de 2020, contra o River Plate, e a de 2021, contra o Atlético Mineiro, que levou o clube às finais e à tão sonhada Glória Eterna. A derrota mais recente do clube paulista nas semifinais aconteceu em 2022, diante do Athletico Paranaense de Felipão, técnico que protagonizou o primeiro título do clube na Libertadores. Hoje, o Palmeiras está junto ao São Paulo, ao Santos, ao Flamengo e ao Grêmio, em números de títulos na competição, sendo três para cada equipe.
O clube é o detentor da maioria dos recordes entre times brasileiros na história da Libertadores, sendo o time com mais participações gerais (23), mais participações consecutivas (oito), mais finais (seis, junto ao São Paulo), maior número de vitórias (125), mais gols marcados (450), maior número de goleadas aplicadas (43), além de alguns outros recordes.
Agora o Palmeiras depende de dois jogos, que serão contra o clube argentino Boca Juniors, para ultrapassar o São Paulo e ser a equipe com maior número de finais e, três, para se tornar o maior campeão brasileiro da competição, vencendo sua quarta Libertadores da América. A história recente do futebol brasileiro torna o Palmeiras uma potência sul-americana.
Comments