O fantasma de três letras
- Carla Dayube Pires
- 26 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
Fluminense e LDU se preparam para confronto épico na final da Recopa Sul-Americana

No mundo do futebol, algumas rivalidades transcendem o tempo e se tornam lendárias. Uma delas é entre o Fluminense Football Club e a Liga Deportiva Universitaria de Quito (LDU). Desde aquele fatídico ano de 2008, quando os tricolores brasileiros e equatorianos se enfrentaram na final da Copa Libertadores da América, a chama da rivalidade nunca cessou.
Lembrança amarga
Nenhum tricolor gosta de lembrar, mas é impossível. Foi em uma noite de emoções intensas que o Fluminense viu seu sonho ser interrompido por uma série de decisões controversas de arbitragem. O jogo de ida, no estádio Casa Blanca, em Quito, foi marcado por um pênalti polêmico concedido à LDU, que culminou na derrota do Flu por 4 a 2. O árbitro, contestado por jogadores e torcedores tricolores, tornou-se o centro de uma controvérsia que ecoaria por anos.
No entanto, a história ainda tinha mais capítulos a serem escritos. No jogo de volta, com o Maracanã lotado e muita festa, o Fluminense exibiu sua garra e paixão, vencendo por 3 a 1 no tempo regulamentar, levando a disputa para os pênaltis. Mas a tristeza voltou a assombrar os corações dos tricolores quando a LDU saiu vitoriosa da cobrança das penalidades, conquistando o título continental pela primeira vez em sua história.
O time Tricolor Carioca reclamou muito da arbitragem e o lance mais polêmico foi um pênalti não marcado em cima de Washington ainda no primeiro tempo, quando o jogador Ambrossi o puxou e derrubou. A história se repetiu na última quinta, 22 de fevereiro, no jogo de ida da Recopa Sul-Americana, em Quito.
Aos 6 minutos do primeiro tempo, após lançamento de Marcelo, Cano saiu para o gol e caiu na grande área depois de um empurrão seguido de pisão no tornozelo esquerdo. Para engrossar a situação, a revisão da jogada não será divulgada pela Conmebol porque de acordo com eles, a decisão do árbitro em campo, prevaleceu.
Agora, os olhos do mundo do futebol (e de todos os tricolores apaixonados) se voltam para o grande embate que acontecerá no próximo dia 29 de fevereiro, no lendário Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro. O Fluminense, impulsionado pelo apoio de sua torcida apaixonada, buscará reverter o placar e conquistar o título que escapou por entre seus dedos em 2008, e eliminar de uma vez por todas o "fantasma de três letras" que o assombra por 16 anos.
Para os tricolores, esta Recopa é mais do que uma simples final. É a chance de redenção, justiça, de escrever um novo capítulo na história do clube e de manter o orgulho e a moral de uma nação de torcedores apaixonados. Que venha o jogo decisivo, que vença o Fluminense!
Comentários